01 de janeiro de 2025
Cidades

Registrados três casos de malária em Goiânia

Os três casos confirmados da doença na capital são de moradores das proximidades do Parque Flamboyant, localizado na região sul da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), o parque está sendo monitorado por uma equipe da diretoria de Vigilância em Saúde. A ação dos agentes tem como objetivo a quebra da cadeia de transmissão dos casos de malária no município.

Desde a última segunda-feira (20) os profissionais estão coletando mosquitos no parque e a partir de hoje começa a inspeção nos prédios num raio de dois quilômetros, incluindo residências verticais.

De acordo com a secretaria, a força-tarefa visa verificar possíveis criadouros do mosquito, ou de pessoas que apresentem sintomas da doença, para eliminação da cadeia de transmissão.

A doença febril é causada por um protozoário (plasmodium) transmitida pelo mosquito Anopheles (parecido com o pernilongo).

A SMS faz um alerta sobre orientações e medidas preventidas a serem adotadas como a eliminação de água parada, como ocorre com dengue.


Leia mais sobre: Cidades