As regiões mais altas de Anápolis podem sofrer intermitência no abastecimento de água neste sábado (3), alertou a Saneago. Segundo a estatal, a distribuição está normalizada na maior parte da cidade, mas essas regiões ainda podem ser afetadas. Nesses locais, são utilizados caminhões-pipa para complementar o sistema de abastecimento.
O problema começou na quarta-feira (30), quando houve um incêndio que causou falta de energia por 12 horas até quinta-feira (1). Com isso, o bombeamento de água do Sistema Piancó, que atende 80% do município, foi paralisado.
A Enel desligou a rede elétrica para recuperar um poste de alta tensão, atingido por um incêndio de grandes proporções, na área rural do município. Essa rede fornece energia para a captação de água bruta no Ribeirão Piancó. Também houve outros problemas operacionais da Enel, que prejudicaram o sistema de abastecimento de água.
No decorrer da tarde de sexta-feira (2) e, especialmente durante a noite, os principais reservatórios do Sistema Piancó recuperaram o nível de reservação.
Segundo a Saneago, a companhia se planejou para garantir o abastecimento em Anápolis durante a estiagem. “Contudo, as constantes quedas no fornecimento de energia provocaram de forma pontual a interrupção do abastecimento de água no município. Nos últimos dias foram registrados apagões no Sudoeste do estado, bem como em outras regiões do país”, informou em nota.
A Saneago pediu compreensão da população e orientou o consumo moderado de suas reservas nas caixas d´água. Utilize a água de forma consciente e adie as tarefas não essenciais que exijam grande consumo
Leia mais sobre: Falta de água / Cidades / Destaque 2