Houve uma redução de 43,7% dos casos de Dengue em 2014 se comparado ao mesmo período do ano passado. Este ano, foram notificados 115.597 mil casos de janeiro até o dia 20 de dezembro. Os números são do Boletim Epidemiológico nº 51, divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria do Estado da Saúde (SES).
Também foram confirmadas 71 mortes por Dengue, sem contar com 30 óbitos que ainda estão em investigação, ou seja, após a confirmação esse número será contabilizado ou descartado.
Em todo o Estado, a cidade que mais teve número absoluto de casos notificados foi Goiânia, com 27.643 mil notificações. A segunda com maior número é Luziânia, com 13.255 mil casos. Aparecida de Goiânia aparece em terceiro lugar no ranking, com 10.380 notificações. O quarto município é Anápolis, com 7.721 mil casos e quinto, Valparaíso de Goiás, com 4.187 mil casos.
Em sexta, sétima, oitava, nona e décima posição ficaram, respectivamente, as cidades de Pires do Rio, com 3.089 mil casos, Jataí, com 3.010 mil, Novo Gama, com 2.575 mil, Iporá, com 1.864 mil e Planaltina, com 1.657 mil notificações.
Prevenção
De acordo com o coordenador de controle de Dengue da SES, Murilo do Carmo Silva, o mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, pode inocular diferentes vírus e transmitir também a Febre chikungunya.
A Secretaria também faz o alerta para a população goiana continuar com os cuidados de prevenção do mosquito da Dengue, eliminando possíveis criadouros, como em pneus velhos, caixas d’água destampadas, piscinas inativas, vasos de plantas ou qualquer local ou objeto que possa acumular água parada.
Leia mais sobre: Cidades