15 de setembro de 2024
Cidades

Redução de mortalidade infantil em 30 municípios é meta do Goiás Mais Competitivo

O programa Goiás Mais Competitivo (GMC) apresentou a representantes de municípios do interior os desafios do programa para a Saúde. O objetivo principal é diminuir a mortalidade infantil nos 30 municípios que concentram a maioria dos casos.

O programa foi idealizado pelo Governo de Goiás e objetiva colocar o Estado no topo do ranking de competitividade nacional. Para tanto, alguns projetos necessitam de envolvimento dos municípios.

O encontro reuniu membros da diretoria da Segplan e executivos públicos da pasta. Entre os municípios que enviaram representantes estavam Valparaíso, Mineiros, Novo Gama, Santa Helena de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. Um vídeo com o governador Marconi Perillo foi mostrado aos presentes, reiterando o desafio de projetar Goiás entre os estados mais competitivos do País, para isso promovendo o desenvolvimento social, econômico e com mais qualidade de vida para todos.  

O secretário Joaquim Mesquita ressaltou que as palavras do Governador contextualizam o programa Goiás Mais Competitivo e seus objetivos. Leonardo Vilela, por sua vez, contextualizou o quadro atual da saúde em Goiás, em termos numéricos e estruturais, em seguida destacando os dois grandes desafios que se colocam na área, o primeiro deles referente à redução da mortalidade infantil. Segundo Vilela, Goiás tem reduzido os índices negativos neste setor, mas em ritmo inferior aos demais estados brasileiros.

Em 2013, conforme observação do secretário da Saúde, Goiás teve 1.314 óbitos infantis, sendo que em 30 dos maiores municípios ocorreram 1002 óbitos. Ou seja: 30 municípios responsáveis por 76% de mortalidade infantil no Estado. “

O segundo grande desafio, de acordo com Leonardo Vilela, é ampliar o acesso ao atendimento básico de atenção e com mais qualidade para a população. 


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários