Nas redes sociais, o senador Ronaldo Caiado (DEM) e o Marconi Perillo (PSDB) seguem sendo os políticos goianos mais influentes. Avaliação da empresa Eureka Comunicação, especializada em análise digital, mostra o ranking dos políticos de Goiás que melhor atuam no Twitter e Facebook. O deputado federal Delegado Waldir (PR), que foi candidato a prefeito de Goiânia em 2016, ocupa o terceiro lugar.
O período de avaliação foi entre 20 de fevereiro e 20 de março deste ano. O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).
O senador Ronaldo Caiado, com 27 pontos, construiu sua força nas redes fazendo forte oposição aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT. Caiado também posta em suas redes críticas ao presidente Michel Temer (PMDB) e opina sobre temas polêmicos, como a Reforma Trabalhista e a da Previdência.
Em segundo lugar, com 25 pontos, o governador Marconi é uma referência entre os governadores. Neste ano, começou a dar mais ênfase para as transmissões ao vivo. Eventos importantes do governo são transmitidos pelo Facebook, aumentando a transparência na gestão estadual. Marconi também foi o pioneiro na divulgação de vídeos, que hoje são muito usados pelo prefeito João Doria e o governador Geraldo Alckmin. Na campanha de 2014, Marconi já era adepto do chamado vídeo-selfie e divulgou muitas ações filmadas por ele mesmo.
O deputado federal Thiago Peixoto (PSD) segue entre os mais influentes. Thiago também vem apostando nas transmissões ao vivo e diversificou o conteúdo de suas redes sociais, mostrando momentos de diversão com a família. Os vereadores Elias Vaz (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) aparecem na sequência. Os dois usam o Facebook como plataforma de divulgação de suas principais denúncias. Kajuru faz transmissões ao vivo diariamente, direto de seu gabinete na Câmara Municipal.
Os deputados federais Alexandre Baldy (PTN) e João Campos (PRB) também estão no ranking. O senador Wilder Morais (PP), que pode ser candidato ao Senado na chapa da base aliada, está na nona colocação. O deputado estadual Major Araújo (PRP) fecha a lista.
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de de 1 a 11.
Ranking
Ronaldo Caiado
Interações = 9
Alcance = 9
Engajamento = 9
Influência = 27
Marconi Perillo
Interações = 8
Alcance = 9
Engajamento = 8
Influência = 25
Delegado Waldir
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 7
Influência = 23
Thiago Peixoto
Interações = 7
Alcance = 7
Engajamento = 8
Influência = 22
Elias Vaz
Interações = 6
Alcance = 7
Engajamento = 7
Influência = 20
Jorge Kajuru
Interações = 6
Alcance = 7
Engajamento = 6
Influência = 19
Alexandre Baldy
Interações = 6
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 19
João Campos
Interações = 6
Alcance = 6
Engajamento = 6
Influência 18
Wilder Morais
Interações = 5
Alcance = 6
Engajamento = 6
Influência = 17
Major Araújo
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 17
Leia mais sobre: Cidades