22 de novembro de 2024
Destaque

Rede privada de Aparecida de Goiânia fecha semana com UTIs lotadas

Leito de UTI para paciente com covid-19. (Foto: Enio Medeiros)
Leito de UTI para paciente com covid-19. (Foto: Enio Medeiros)

A rede privada de Aparecida de Goiânia tem 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 ocupadas desde a última terça-feira (23). Segundo dados dos boletins epidemiológicos disponibilizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na quinta-feira (25) não havia mais vagas de UTI nos hospitais particulares da cidade, seja para pacientes com coronavírus ou outras enfermidades.

Conforme informou a SMS de Aparecida, a rede privada do município dispõe de 24 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Na terça-feira, o balanço trouxe 104% das UTIs para Covid-19 ocupadas e 100% dos leitos gerais, incluindo os destinados à doença causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Na quarta, a ocupação dos exclusivos para Covid-19 ficou em 100%, e os gerais subiram para 102%. Na quinta-feira, o balanço foi finalizado com os mesmos números do dia anterior.

Segundo a SMS, os dias em que a ocupação excede 100% representa que leitos de retaguarda foram abertos para pacientes que necessitam de UTI. A pasta informou que os dados são fechados a partir de uma planilha, com números cedidos pelos hospitais. Eventualmente, com a chegada de pacientes que necessitam de leitos, pode haver uma reserva emergencial, o que faz ultrapassar o total de 24 leitos.

Estabilidade na rede pública

Com a oferta de 73 leitos de UTI na rede pública municipal exclusivos para tratamento de Covid-19, a ocupação cresceu, mas de maneira estável nesta semana. Na segunda-feira (22), a taxa era de 40%, que saltou para 48% na terça e manteve-se estável em 49% na quarta e quinta-feiras.

A ocupação geral de UTIs, acrescentando aqueles que necessitam de tratamento intensivo para além da Covid-19, subiu de 63% na segunda-feira para 70% nesta quinta.

Mudança de cenário

Com o aumento do número de casos e internações, a prefeitura de Aparecida de Goiânia alterou o cenário epidemiológico municipal para o grau de risco amarelo, que começa a valer neste domingo (28). Agora, além de fechar uma vez durante a semana, as macrorregiões também precisarão baixar as portas aos domingos. O prefeito Gustavo Mendanha também prevê que, em breve, a cidade deve mudar para o cenário laranja, ampliando o fechamento das atividades econômicas nas macrorregiões para mais um dia da semana e aos sábados, após às 12h.

Conforme o último boletim, Aparecida de Goiânia tem 2.180 casos confirmados de Covid-19, com 34 mortes. Por outro lado, 1.235 aparecidenses se recuperaram da doença. Atualmente, 42 pacientes infectados estão hospitalizados. Outros 865 atualmente infectados se recuperam sem necessidade de internação.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Destaque