A quantidade de estudantes matriculados em cursos técnicos-profissionalizantes aumentou mais de 150%, segundo dados da rede estadual de Educação de Goiás. As matrículas dos 15 cursos de Educação Profissional e Tecnológica ofertados nas escolas estaduais passaram de 3.319, em 2023, para 8.490 em 2024.
De acordo com o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), Andrei Pires, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas para a formação técnica, passando de 146 (2023) para 242 (2024). O programa Jornada para o Futuro, que consiste em uma parceria entre a Seduc e a Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi um dos responsáveis pelo aumento das matrículas.
A iniciativa foi desenvolvida em 14 Centros de Ensino em período Integral e levará cursos de Desenvolvimento Web e CyberSegurança para os estudantes de ensino médio em tempo integral a partir deste ano. Além disso, a rede estadual oferece outros 14 cursos técnicos aos estudantes em 75 escolas estaduais.
Os outros cursos oferecidos são nas áreas de Informática, Química, Administração, Dança, Instrumento Musical, Teatro, Alimentos, Comércio, Contabilidade, Marketing, Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.
O gerente de Educação Profissional da Seduc afirma que a formação dos estudantes da rede estadual matriculados nesses cursos ocorre simultaneamente com a educação básica. “Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, ressalta.
Vagas disponíveis
Para os estudantes da rede estadual que estão interessados em iniciar um curso profissionalizante em 2024, as matrículas ainda estão abertas e há vagas disponíveis. O aluno deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter mais informações.
A lista de escolas da rede estadual e os cursos ofertados foram disponibilizados no site da Secretaria da Educação.
Leia mais sobre: Cursos técnico-profissionalizantes / Educação / Estudantes / Rede Estadual / Rede Pública / Cidades