19 de novembro de 2024
Brasil

Redação hoje tem peso forte na nota final do Enem

Cerca de 8,7 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fazem neste domingo (9) a prova de redação, considerada por especialistas como a parte mais importante para definir a nota final. O segundo dia de provas também terá os testes de Linguagens, seus códigos e tecnologias e de Matemática seus códigos e tecnologias. 

O aluno terá 5 horas e meia para fazer as provas, uma a mais do que no sábado (8), dia das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e de Ciências Humanas e suas tecnologias. A nota final das provas servirá para que os candidatos tentem vagas em instituições públicas e privadas do País, tanto no ensino superior quanto no ensino técnico. 

Segundo professores de cursinhos, para a redação é importante que o aluno esteja bem informado sobre assuntos em destaque no noticiário, como a crise hídrica em São Paulo, a realização da Copa do Mundo no País ou os protestos nas ruas.

Também merecem atenção as datas comemorativas, como o cinquentenário do golpe militar. Na última edição, o tema da redação foi “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. 

Diferentemente de outros processos seletivos, no Enem o candidato deve fazer uma proposta de solução ou intervenção social relacionada ao tema da redação.

Segundo o edital do exame no texto os alunos também não podem desrespeitar os direitos humanos, com o manifestações de preconceito por cor ou orientação sexual.

fonte: Estadão Conteudo

 


 


Leia mais sobre: Brasil