Na tarde deste domingo (3), cerca de 150 mil inscritos em Goiás ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos 5 milhões em todo Brasil, farão as provas de Redação e Ciências Humanas. Quem comparecer aos locais de prova neste domingo tem o objetivo comum de sair bem na redação do Enem 2024, afinal, ela vale 20% da nota final do exame.
Também no domingo os inscritos vão testar conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Em Goiás, mais de 70 mil inscritos são da rede pública, número que representa uma adesão de 100% dos alunos que completam o Ensino Médio em 2024. Em todo o país, os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do Ensino Médio, correspondem a 1,6 milhão de inscritos no Enem deste ano.
A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h. O segundo dia de prova será no domingo seguinte, dia 10. Nas duas ocasiões, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.
Terminada essa etapa, o participante poderá ter acesso ao espelho de correção da redação do Enem 2024 após a divulgação do resultado final, marcada para 13 de janeiro de 2025. Esse acesso tem fim exclusivamente pedagógico para que ele entenda os critérios da correção oficial.
A versão digitalizada da redação entregue pelo candidato neste domingo, com as devidas correções, poderá ser visualizada na página do participante, conforme divulgou a Agência Brasil.
Para a maior parte dos candidatos, o que está em jogo é o acesso ao Ensino Superior como um ponto de partida para a trajetória educacional e profissional.