23 de dezembro de 2024
Cidades

Recitais Vilaboenses inauguram ano cultural Belkiss Spenzieri

A Seduce Goiás e a Escola de Música da UFG (Emac) abrem a temporada 2017 dos Recitais Vilaboenses na próxima sexta-feira, 31 de março, às 20h, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Na ocasião, a secretária Raquel Teixeira lança o ano cultural Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, que tem como primeiro evento o Recital em homenagem à musicista, brilhante artista vilaboense falecida em 2005.

Nesse recital, os músicos Lilian Raiol (violino), Lyubomir Popov (contrabaixo), David Gardner (violoncelo), Luciano Pontes (viola) e Ana Flávia Frazão (piano) se juntam para executar peças dos compositores J. Haydn e F. Schubert. A apresentação é gratuita e a entrada é liberada para todos os públicos.

A série de Recitais Vilaboenses foi iniciada em 2005, numa parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Escola da Música da Universidade Federal de Goiás (Emac UFG). Como a reforma do Teatro São Joaquim, seu piano de cauda ganhou uma casa temporária no Palácio Conde dos Arcos, que abriu as portas para grandes músicos que apresentaram o melhor da música clássica, sempre com casa cheia.

A homenageada – Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça nasceu na cidade de Goiás em 1928. Iniciou seus estudos em 1935 com a sua avó, Nhanhá do Couto, uma das pioneiras da música em Goiás. Belkiss estudou em Goiás até 1940, quando se mudou para Goiânia e passou a frequentar o colégio Lyceu. Aos 12 anos, apresentou-se tocando piano, cantando, recitando e, ainda, tocando violino. Aos 13, foi convidada pela primeira-dama Gercina Borges Teixeira para inaugurar o piano do Palácio das Esmeraldas.


Leia mais sobre: Cidades