A movimentação política para o ano que vem quando se terá mais uma etapa de eleições municipais já agita os bastidores do cenário. Eleito vereador pelo PTC e presidente da Câmara dos Vereadores pelo Pros, Romário Policarpo trocou de legenda novamente durante esta semana. Migrou para o Patriota em um ato de filiação na última quinta-feira (15/08). No partido que também acolheu Amauri Ribeiro e está na iminência da filiação do senador Jorge Kajuru que há pouco saiu do PSB, Policarpo irá tentar pavimentar e consolidar sua candidatura à Prefeitura de Goiânia.
Policarpo disse que se filiou no Patriota porque encontrou no partido o melhor ambiente para “apresentar e discutir propostas para a capital”. “Não sou de direita nem de esquerda. Eu sou do povo e é para o povo que devemos trabalhar, buscando as melhores soluções”, disse durante o ato filiatório.
O discurso é de um parlamentar conciliatório que ocupa os centros ideológicos do poder. Por outro lado, espera desenvolver uma plataforma de renovação na “forma de pensar Goiânia”. Policarpo inclusive, disse que a população da capital espera que suas lideranças políticas sejam capazes de “renovar” e “reoxigenar” a gestão pública.
“Vamos construir juntos uma plataforma de propostas que renove a forma de pensar Goiânia”, disse. A filiação do vereador e presidente da Câmara aconteceu no auditório Carlos Eurico, sede do Legislativo municipal, e contou participação das direções nacional e estadual do Patriota e lideranças de outros oito partidos.
Romário poderá ser candidato “ao que quiser”, afirma presidente estadual do Patriota
Policarpo recebeu elogios dos novos colegas partidários durante os discursos. Jorcelino Braga, presidente estadual do partido afirmou que é um “orgulho” recebê-lo e que o partido dará base para construir os desejos do vereador. “Você está vindo para o partido para ser candidato ao que você quiser e seria uma honra ter você como pré-candidato a prefeito de Goiânia”, disse Braga.
Quem endossa mesmo que indiretamente uma possível candidatura do Patriota com Romário Policarpo à frente para a cadeira no Paço Municipal é o vice-presidente nacional do Partido, Ovasco Rezende. “O nome dele [Policarpo] é um nome que hoje não somente como candidato a vereador, mas ele tem espaço aonde ele quiser disputar eleição. A eleição 2020 também tá ai aberta para o Patriota se quiser participar, inclusive com uma candidatura majoritária.” disse ao Diário de Goiás. O objetivo no entanto, é montar uma base forte para eleger vereadores. Depois, pensar em chapas majoritárias.
“A nossa preocupação agora é formar base para vereador, aí sim, consequentemente, dependendo desse desenho, planejamento e projeto da proporcional a gente poderá lançar um candidato majoritário.”
O ex-governador do Estado e atual deputado federal pelo Patriota, Alcides Rodrigues exaltou Policarpo e disse que o vereador é um “sinônimo de revelação que o Patriotas traz para a política e a vida pública brasileira”, ressaltou.
O presidente nacional do Patriota afirmou que a filiação de Policarpo ao partido fortalece a legenda. “Temos agora a maior bancada da Câmara de Goiânia. A filiação do Policarpo mostra que estávamos no caminho certo ao fazermos a fusão entre Patriota e PRP, formando um novo partido que vem conquistando quadros da mais alta qualidade”, disse Adilson Barroso.
De fato, agora o Patriota contém em seu quadro goianiense cinco vereadores, o maior na Câmara dos Vereadores de Goiânia.
Leia mais sobre: Eleições Municipais / Prefeitura de Goiânia / Cidades