Desde a última sexta-feira (17), quando as festividades de Carnaval se intensificaram, cidades pelo Brasil têm promovido bloquinhos de rua, festas longas e por dias seguidos, fazendo com que os foliões geralmente comam pouco e mal, além de abusar do álcool e se esquecerem da água. Tudo isso combinado com diversos fatores como calor, por exemplo, resulta, no dia seguinte, na tão temida ressaca.
Com sintomas como fadiga, cansaço, dores no corpo e cabela, sensibilidade a ruídos e luminosidade, tontura, náusea, vômito, palidez, tremores e muita sede, a ressaca definitivamente não é algo bom. Por isso, para melhorar a situação, além de beber muita água, claro, existem receitas variadas de bebidas e alimentos que ajudam na recuperação do corpo. Uma das receitas mais famosa é a canja de galinha.
O alimento, além de ajudar na hidratação, recompõe alguns nutrientes importantes para o corpo com minerais como potássio e sódio. A canja de galinha aliás, aparece sempre como uma refeição também propícia para resfriados e gripes. Isso por que o frango e vegetais presentes na canja contêm cisteína, que ajuda a diminuir os sintomas típicos da ressaca, como enjoo, mal-estar e dor de cabeça, causados pela decomposição do álcool que o fígado faz.
Há estudos que mostraram a canja como tendo compostos, mesmo que baixos, com efeito anti-inflamatório. E para fazer a canja, não tem segredo. Confira uma receita simples de como preparar:
Ingredientes:
- meia colher (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 talo de salsão
- 1 peito de frango
- 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
- 2 tomates, sem pele e sem sementes
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 2 cenouras picadas
- 2 batatas picadas
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
Pode começar refogando a cebola e o salsão em óleo ou azeite em uma panela grande, depois acrescente o peito de frango e deixe dourar. Após isso, jogue os tomates, deixe cozinhar até que comecem a se desmanchar e adicione em seguida 1 litro e meio de água com os tabletes de caldo, as cenouras e as batatas.
Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos e, então, coloque o arroz. Deixe no fogo baixo, por mais 15 minutos ou até que esteja cozido. Retire o peito de frango para desfiar quando estiver frio e depois volte para a panela, pronto. Para comer, sirva a canja com a salsa crua por cima da sopa. Além disso, é possível congelar a canja, que dura até três meses no freezer, se bem embalada.
Além da canja, novamente, outra dica é beber muita água, água de coco, suco de laranja ou sucos verdes. Há também uma receita de suco de beterraba com limão que é indicada para ressaca: basta bater beterraba com água limão e açúcar, coar e beber.
Leia mais sobre: Variedades