A Receita Federal emitiu alerta que orienta os contribuintes sobre novas falsas mensagens que estão circulando nas redes, se fazendo passar pela instituição. As mensagens enganosas falam sobre divergências no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e cobram multa. A orientação oficial é para que os contribuintes não abram nem respondam a esse tipo de mensagem.
Conforme informado pela Receita, as mensagens são enviadas por quadrilhas especializadas em crimes na internet. De acordo com a instituição, por meio das mensagens respondidas, os criminosos têm acesso a dados cadastrais e financeiros das pessoas, informações fiscais e podem instalar programas que captam informações dos aparelhos.
A orientação é que, caso receba alguma mensagem da Receita, o contribuinte confira diretamente no portal do contribuinte (e-CAC), se há pendências ou informes importantes. As mensagens oficiais são repassadas via site e consultadas no portal, que pode ser acessado com login e senha, de forma segura.
O alerta principal é para não abrir links, não instalar aplicativos ou extensões, nem acessar nenhuma aba de “clique aqui”, mesmo que tenha o nome da Receita Federal. As mensagens devem ser excluídas imediatamente.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais sobre: Receita Federal / Brasil