10 de janeiro de 2025
Cidades

Receita Federal disponibiliza rascunho para facilitar declaração do Imposto de Renda

A partir de agora o contribuinte poderá contar com um rascunho, disponibilizado no site da Receita Federal, para armazenar informações que serão usadas no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A informação é da Agência Brasil.

Segundo a agência de notícias, os dados armazenados e poderão ser transferidos ao formulário definitivo em 2015 através do aplicativo do Imposto de Renda Pessoa Física. Além disso, as informações também poderão ser acessadas por computadores ou dispositivos móveis, conectados à internet.

Até o próximo dia 28 de fevereiro os dados continuarão guardados. A partir de 1º de março, já poderão ser transferidos para a declaração.

“É um serviço ao contribuinte. Os dados não serão utilizados pela Receita Federal enquanto rascunho. O uso do rascunho é opcional”, explicou o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Ocaso.

O encaminhamento da declaração do imposto de renda também deverá ser feito pela internet, através do Receitenet, programa de transmissão da Receita Federal. Assim, o contribuinte pode optar por enviar o formulário por computador ou dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Os formulários de papel já não são mais aceitos pela Receita Federal e o órgão também não receberá mais declarações em disquete, que antes era entregues no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

RESTITUIÇÕES

Segundo a agência de notícias, o contribuinte que enviar o formulário no início do prazo poderá receber as restituições nos primeiros lotes. Em casos de insconsistências, erros ou omissões no preenchimento da declaração, o rebecimento do valor poderá ser adiado.

Contribuintes com mais de 60 anos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais também terão prioridade ao receber a restituição.

Os primeiros lotes devem começar a ser liberados no dia 15 de junho do próximo ano e encerrados em 15 de dezembro. Após esse período, serão pagos os lotes residuais para contribuintes que corrigirem as declarações.


Leia mais sobre: Cidades