A rebelião na Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia foi controlada na tarde desta sexta-feira (19), conforme informou a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Em nota, a DGAP informou também que três presos ficaram feridos. Eles foram encaminhados a um hospital. Não houve mortes.
Segundo o órgão, a rebelião começou na ala A da POG. Detentos acusaram os policiais de disparar balas e agir com truculência contra os presos.
Em vários vídeos que circulam na internet, muitos relatam medo de serem baleados.
Os detentos reclamam de carência de itens básicos de higiene e alimentação. Eles também protestaram contra a restrição às visitas de familiares e acusaram os policiais penais de violência contra os presos.
Segundo o superintendente da Segurança Penitenciária, Jonathan Marques, parte da estrutura das celas foi arrancada durante a rebelião. Estilhaços foram arremessados contra os policiais.
Marques informou que houve negociação com os presos, que elegeram um líder. “Não foi necessário usar força. Eles saíram de onde estavam aglutinados por livre e espontânea vontade”.