Na próxima segunda-feira às 14 horas deverá ocorrer reunião do Centro de Operações de Emergências (COE), colegiado que tem avaliado situações de risco relativa à pandemia do novo coronavírus. No encontro deverá ser discutida a proposta de reabertura parcial de atividades produtivas nas capital, segundo protocolo construído pela Prefeitura de Goiânia na quinta-feira (28).
A Secretaria Municipal de Saúde não confirma datas de reaberturas. Empresários após reunião realizada no Paço Municipal destacaram a possibilidade de flexibilização a partir do próximo dia 6, começando pelos shoppings e a região da Rua 44 no dia 13. O Município ainda avalia a questão que será submetida ao COE.
A prefeitura enfatizou que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social. O nível de isolamento social em Goiás é de 36,4%.
Segundo a prefeitura, a ideia é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença.
Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE) que é formado por representantes de diversos seguimento entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores.
Empresários deverão participar da reunião. Eles se comprometeram a apresentar mais documentos para compor uma proposta de retomada das atividades com medidas rígidas de segurança.
Veja nota completa da Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a flexibilização e as respectivas datas de reabertura do comércio estão condicionadas a situação epidemiológica na cidade naquele momento para que haja a retomada das atividades de forma segura e responsável, tendo como principal foco o controle da Covid-19 em Goiânia.
No dia de ontem (28/05), representantes de vários seguimentos econômicos estiveram numa reunião no Paço Municipal para que fosse iniciado, em conjunto com autoridades sanitárias do município, um planejamento de reabertura gradual do comércio. Os empresários se comprometeram a apresentar mais documentos para compor uma proposta de retomada das atividades com medidas rígidas de segurança.
Ao final da reunião ficou decidido que as atividades serão retomadas de forma escalonada e seguindo protocolos, normas e recomendações de prevenção à Covid-19.
A ideia é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença. Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE), que é formado por representantes de diversos segmentos entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores.
Mais uma vez, a prefeitura enfatiza que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social.
Leia mais sobre: reabertura do comércio em Goiânia / Secretaria Municipal de Saúde / Cidades / Destaque