22 de dezembro de 2024
DESTAQUE NACIONAL

Ranking aponta Goiás como o estado com maior potencial de mercado do Brasil

Segundo Caiado, os resultados refletem tanto a força da economia goiana quanto o compromisso da gestão
Crescimento do PIB goiano foi de 6,1% na variação acumulada de 2023. (Foto: Secom)
Crescimento do PIB goiano foi de 6,1% na variação acumulada de 2023. (Foto: Secom)

O Ranking de Competitividade dos estados aponta que Goiás alcançou o 1º lugar em Potencial de Mercado em 2023. O destaque se deu após uma pesquisa, realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliar vários indicadores, como por exemplo Produto Interno Bruto (PIB), crescimento potencial da força de trabalho nos próximos anos e o crescimento do PIB nos últimos quatro anos.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, os resultados do Ranking refletem tanto a força da economia goiana quanto o compromisso da gestão em “promover políticas que impulsionem o crescimento econômico do Estado e ofereçam oportunidades de investimento para empresas se instalarem em Goiás”.

PIB em Goiás

O PIB em Goiás tem ultrapassado a média nacional. Informações do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central (BC), mostram que o crescimento goiano foi de 6,1% na variação acumulada de 2023, correspondendo ao maior nível em 13 anos.

Enquanto isso, na mesma época, os dados apontam que a média nacional foi de 2,4%, ou seja, 3,7% a menos.

Ranking de Competitividade

No Ranking de Competitividade dos estados do CLP, São Paulo ocupa a segunda posição e Roraima a terceira. Santa Catarina e Tocantins seguem a lista na avaliação que considera o tamanho da economia estadual e oportunidades de investimento, bem como iniciativas das unidades federativas que geram ciclo de competitividade e desenvolvimento econômico.

O Ranking permite que haja uma visão sobre a gestão pública estadual a partir do capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental e social, e potencial de mercado.


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