26 de novembro de 2024
Destaque

Randolfe brinca com a queda de redes sociais: “Só falta o…”

Randolfe Rodrigues brincou com queda das redes sociais (Foto: Agência Brasil)
Randolfe Rodrigues brincou com queda das redes sociais (Foto: Agência Brasil)

O senador e vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede) fez uma brincadeira com a queda de algumas redes sociais nesta segunda-feira (04/10): “Instagram CAIU, WhatsApp CAIU, Facebook CAIU. Só falta o…”, destacou se referindo ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Randolfe é opositor e ferrenho crítico ao presidente Bolsonaro. Na CPI da Covid-19, os senadores vêm apurando possíveis irregularidades em contratos superfaturados na compra de vacinas contra o coronavírus, bem como um suposto gabinete paralelo no governo federal. Nesta fase final, a comissão tem mirado o investimento de empresários bolsonaristas em patrocínio e disseminação de notícias falsas em sites e redes sociais a respeito da pandemia. 

Problemas no acesso às redes sociais

Usuários do Instagram, WhatsApp e Facebook relataram instabilidade do sistema nesta segunda-feira (4). O problema foi global e impede o acesso dos internautas aos serviços de propriedade do Facebook. As redes sociais foram retomadas por volta das 19h40 após quase sete horas fora do ar.

Seja como for, o longo período de instabilidade nas redes sociais vinculadas ao Facebook e um escândalo interno com o vazamento de informações sigilosas do grupo renderam um prejuízo de 6 bilhões de dólares à Mark Zuckerberg, proprietário das marcas.

Outras opções para comunicação além das redes sociais

Na falta das tradicionais redes sociais do grupo há outras opções de mensagens. Uma delas é o SMS, que não depende de internet. Esse serviço, porém, é pago às operadoras. Mas, claro, há planos que contemplam o envio de mensagens de texto por telefone.

O Telegram é um aplicativo muito semelhante ao WhatsApp e, há anos, vem sendo uma válvula de escape. É necessário utilizar conexão com a internet, seja por rede 4G, 3G ou Wi-fi. Outra opção com as mesmas aplicações é o Signal.

O Twitter, Discord e e-mail também são saídas para os usuários que precisam se comunicar ou não querem se desconectar.


Leia mais sobre: Destaque / Mundo