22 de dezembro de 2024
Esportes

Rally dos Sertões: Luiz Facco e Humberto Ribeiro faturam o Prólogo na Pró Brasil e largam na frente

A disputa da 23ª edição do Rally dos Sertões 2015 começa neste domingo (2). Os 185 competidores começam a desbravar o roteiro que tem como primeiro destino, a cidade de Rio Verde. Luiz Facco e Humberto Ribeiro largam na frente, após terem cravado o melhor tempo da categoria Pró Brasil, no Prólogo, disputado no sábado (1º), no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

A bordo da Mitsubishi L200 Triton SR, a dupla da Equipe Acelera Siriema dominou a disputa no duelo de 2 em 2, e marcou 1m13s6. O Prólogo – a tomada de tempo que define a ordem de largada do rali – pela primeira vez, foi disputado 100% em asfalto e teve um percurso de 1.900 metros no circuito goiano. “Fizemos uma “Especial” inédita e foi muito rápida. Apesar de não ser nosso território acelerar no asfalto, foi divertido. É bom começar com o pé direito o Sertões, já vencendo o Prólogo, porque também valeu um ponto extra para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country”, afirma Facco, que segue para a 12ª participação na competição.

Segundo o piloto, o bom desempenho do carro mostra que a equipe trabalhou bem e que tudo está perfeito para a largada de mais um Rally dos Sertões. “Teremos uma primeira Especial de aproximadamente 200 quilômetros em uma região que já conhecemos de edições anteriores então, agora, é focar para conquistar um bom resultado”, completa Facco, bicampeão do Rally dos Sertões, na categoria Super Production.

O navegador de Teresina, no Piaui, que completa 11 participações na prova, acredita que foi apenas um aquecimento porque a prova real terá início neste domingo, com a primeria das sete Especiais. “Foi um Prólogo bem diferente do que estamos acostumados a fazer, embora não vá refletir diretamente no resultado do rali como um todo, sabíamos que era um trecho muito curto para arriscar o equipamento antes da largada. Mas obviamente, sempre é bom começar vencendo e, agora começa para valer”, destaca Ribeiro, que está há três temporadas na equipe.

Ao todo, 115 veículos estão na disputa, sendo eles 40 carros, 38 motos, 30 UTV´s e sete quadriciclos. A chegada inédita será na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.


Leia mais sobre: Esportes