22 de novembro de 2024
TURISMO E AVENTURA

Rally dos Sertões chega a Formosa neste sábado com programação para três dias

Maior rally das Américas movimenta economia e leva ações sociais para população vulnerável; presidente da Goiás Turismo, explica que evento reforça a vocação turística do Nordeste Goiano
Formosa está no trajeto do Rally dos Sertões neste sábado e no dia 30 - Foto: Divulgação
Formosa está no trajeto do Rally dos Sertões neste sábado e no dia 30 - Foto: Divulgação

O município de Formosa recebe neste sábado (24) a segunda etapa da 32ª edição do maior rally das Américas, o Rally dos Sertões BRB 2024. A competição teve um prólogo (apresentação) em Brasília na sexta (23)

Os competidores devem passar depois por Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães, ambas na Bahia e retornam à Formosa na sétima etapa da competição, na próxima sexta-feira (30), encerrando o evento no dia seguinte, em Brasília.

Com a participação de 300 pilotos de motos, carros e UTVs (veículo utilitário multitarefas), o Rally dos Sertões conta com percurso de 3.500 km, que inclui o Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

O rally tem apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, explica que os participantes ficarão três dias em Formosa, reforçando a vocação turística do Nordeste goiano. “Por onde passa, o rally movimenta a economia, além de realizar ações sociais. Ficamos muito felizes com essa parceria e já estamos preparando a edição do Sertões Mountain Bike, em Pirenópolis, prevista para setembro”, informou.

Rally dos Sertões presta ações sociais

Com o lema “Caminho que inspira”, os organizadores da 32ª edição do evento vão promover ações que envolvem água potável, saúde de qualidade, artes, gastronomia, neutralização de carbono, gestão de resíduos e projetos de educação ambiental e financeira. Em Goiás, a caravana de voluntários da SAS Brasil, organização que tem a missão de levar saúde às populações vulneráveis, estarão nas cidades de Cavalcante, nos dias 27 e 28 de agosto, e em Formosa, nos dias 29 e 30, com o mutirão de atendimento em oito especialidades.

Assistência em saúde é prestada à população como parte do evento – Foto: Divulgação

A organização atenderá a população que está na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de alergologia, dermatologia, oftalmopediatria, clínica médica, ginecologia, pediatria, neurologia e psicologia. A expectativa é atender mais de 14 mil pessoas. As ações incluem também doação de filtros e miniestação de tratamento de água; educação ambiental, horta pedagógica e concurso de artes nas escolas públicas locais; e distribuição de produtos de higiene menstrual nas comunidades carentes.

Além disso, o Sertões será recebido em Formosa com o “Concurso Gastronômico Sabores do Cerrado”. A iniciativa envolve 24 restaurantes e impacta cerca de 40 mil pessoas. O objetivo é valorizar a gastronomia e movimentar a economia local com a chegada da caravana de 2,5 mil pessoas.

Segundo a CEO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, a prova “é um evento de três dimensões: além do esporte, temos o turismo, com a missão de promover o Brasil, e a dimensão social. Não faz sentido passarmos por todas as cidades pelas quais passamos sem deixar um legado de saúde, educação e conscientização ambiental para a população”.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Geral / Notícias do Estado