27 de dezembro de 2024
Política

Rafael Lara registra chapa e lança oficialmente campanha nesta quinta-feira (07)

Lúcio Flávio confia em Lara a sucessão da presidência na OAB-GO. Campanha foi lançada na última quinta-feira (07) (Foto: Divulgação)
Lúcio Flávio confia em Lara a sucessão da presidência na OAB-GO. Campanha foi lançada na última quinta-feira (07) (Foto: Divulgação)

A chapa Compromisso OAB, encabeçada pelo candidato à presidência Rafael Lara Martins, registrada com o número 1,será lançada nesta quinta-feira, (07/10), no Clube Ferreira Pacheco. Com propostas de seguir com o maior ciclo de mudanças na história da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a chapa tem ainda como foco a diversidade, o trabalho e o comprometimento com a advocacia. Os nomes que compõem a chapa denotam a busca por uma representatividade efetiva dos advogados e advogadas de Goiás.

Lara se diz confiante no projeto construído pelo Movimento Compromisso com a Advocacia. “Compromisso é a palavra que melhor define o exercício da advocacia. E foi com muito comprometimento e um trabalho incansável que reestruturamos a OAB-GO nos últimos anos. Por isso, tenho certeza de que temos o melhor projeto para representar a advocacia goiana, sem continuísmo, com muita criatividade e modernização”, afirma o pré-candidato.

Para ele, o desafio é proporcionar novos e grandes avanços para a seccional, mantendo o complexo de conquistas dos últimos seis anos e inovando em melhorias para advocacia goiana. “Não temos tempo a perder. Vamos aliar inovação e experiência, o novo futuro começa agora e requer compromisso”, afirma.

O presidente da seccional dos últimos dois triênios, Lúcio Flávio de Paiva, realça que a competência para propiciar verdadeiras e significativas mudanças para a advocacia goiana já está provada na prática pela atual gestão. “A tarefa de Rafael Lara, na presidência da Ordem, acompanhado de Jacó Coelho na presidência da Casag, é conservar o patrimônio de avanços que até aqui construímos e prosseguir com melhorias ainda por fazer, afinal, a defesa da advocacia e de suas prerrogativas, como a melhoria dos serviços prestados aos advogados, são processos que demandam trabalho, competência e capacidade de realização, qualidades que nossa gestão mostrou e provou ter”, afirma o presidente.

Casag

Para a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), o candidato anunciado é o atual secretário-geral da OAB-GO, Jacó Coelho, que contribuiu, em grande parte, com a restauração financeira e estrutural da Ordem. Ele afirma que a atual gestão “resgatou a dignidade da advocacia e o papel preponderante da OAB dentro da sociedade civil”.

“A chapa Compromisso OAB representa a continuidade de todo o trabalho que fizemos, uma verdadeira revolução ao longo desses últimos quase seis anos de gestão. Nós vamos prosseguir trazendo mais evolução para os advogados, com destaque especial para a defesa de suas prerrogativas. Queremos melhorar os serviços prestados e avançar em uma gestão participativa, que envolva todos os órgãos do sistema”, declara o candidato.

Neli Cárita acompanha Jacó Coelho na vice-presidência da Casag. Atualmente, Neli é presidente da Subseção de Trindade e diz estar muito honrada com a nova empreitada. “Sigo observando o que passou, mas cada vez mais focada no futuro e na certeza da enorme responsabilidade que temos em manter tudo o que construímos, prosseguir com as conquistas e reforçar o nosso compromisso com os colegas. A trajetória do presidente Lúcio Flávio e a experiência do candidato Rafael Lara me dão a certeza de que temos que continuar, crescer e prosseguir em direção segura”, disse a candidata.

Conselho Federal

A advogada Layla Gomes compõe a chapa como conselheira federal e é a candidata mais jovem e a primeira advogada do interior goiano para representar a OAB Goiás no Conselho Federal. Ela acredita que a representatividade da advocacia tem que ser preenchida por valores como altruísmo, competência, coragem, acessibilidade e empatia.

“A OAB é de todas e de todos nós e ela precisa estar sempre em sintonia com nossos anseios e com as demandas de cada época, inovando, modernizando, adaptando as adversidades. E justamente por reunir todas essas condições, e por ser o mais preparado para lidar com as adversidades impostas a nossa classe, principalmente, em tempos pós pandemia, que hoje ombreio com Rafael Lara e outras amigas e amigos da advocacia esse compromisso”, conta a advogada.

Conselho Seccional

Para o Conselho Seccional, a chapa inclui Amanda Souto, que é a atual presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-GO. A advogada espera poder contribuir ainda mais com a pauta de diversidade sexual e gênero e também na defesa dos direitos humanos e prerrogativas de toda a advocacia goiana. “Quero colaborar para que os(as) colegas LGBTI+ não precisem ter medo de que sua orientação sexual ou identidade de gênero sejam barreiras na atuação profissional. Quero colaborar para que a OAB se torne cada vez mais inclusiva e diversa”, afirma a candidata.

Hebert Batista também integra a Compromisso OAB para conselheiro seccional. O advogado, que é cadeirante, quer atuar, em especial, em defesa dos profissionais que têm alguma deficiência. “Porque esses advogados e advogadas têm suas prerrogativas diariamente desrespeitadas; convivemos hoje com uma ausência da acessibilidade tanto arquitetônica, como tecnológica e atitudinal. E quero trabalhar muito firme nisso”, explica. Hebert conta ainda que pretende “trabalhar em consonância com a diretoria eleita para que a população tenha um acesso ao judiciário mais facilitado e por uma OAB mais acessível, mais plural e bem próxima ao advogado”.

Secretaria-geral

Talita Hayasaki, que entra na chapa como secretária-geral, acredita que é tempo de enxergar um novo momento para a advocacia goiana, que exige “modernidade e inovação, atreladas à experiência e responsabilidade de quem realmente tem serviço prestado à advocacia”. Ela afirma ainda que, hoje, a OAB permite dar um passo firme rumo ao futuro, “porque teve uma gestão de muitas conquistas, muitas delas em atenção ao interior, alcançadas via trabalho participativo, inclusivo e sério”.


Leia mais sobre: / Política