19 de novembro de 2024
Política

Rafael Greca despenca em Curitiba e deixa o segundo turno indefinido

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Curitiba terá segundo turno na disputa para a prefeitura, mas os concorrentes ainda estão indefinidos, aponta pesquisa Ibope divulgada neste sábado (1º).

O candidato Rafael Greca (PMN), que liderava as pesquisas com folga até então, oscilou negativamente desde o último levantamento: foi de 52% para 35%, em votos válidos. O ex-prefeito declarou, na semana passada, que vomitou ao sentir cheiro de pobre. Ainda assim, Greca mantém a liderança, e está pelo menos 13 pontos à frente dos concorrentes. Isso asseguraria sua vaga no segundo turno, de acordo com o Ibope.

No segundo lugar, há um empate técnico entre o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), com 22% dos votos válidos, e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), com 17%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leprevost foi quem mais se beneficiou com a queda de Greca: no último levantamento, há doze dias, tinha 7% em votos válidos, uma oscilação positiva de dez pontos percentuais.

Requião Filho (PMDB), filho do senador Roberto Requião, tem 9%; e Maria Victória (PP), filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros, 8%.

Em seguida, aparecem Tadeu Veneri (PT), com 6%; Xênia Mello (PSOL), com 2%; e Ademar Pereira (PROS), com 1%.

Considerando os votos totais, 9% dos eleitores pesquisados declararam voto branco ou nulo, e 5% ainda se dizem indecisos.

Foram ouvidos 1.001 eleitores, desde a última quarta-feira (28) até este sábado. A pesquisa Ibope foi contratada pela RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, e registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná sob o número PR-05284/2016.


Leia mais sobre: Política