O projeto de lei que inclui os quiosques de parques de Goiânia como Patrimônio Cultural Imaterial foi aprovado pela Câmara nesta quinta-feira (18). O texto declara a gastronomia dos quiosques como pertencentes a cultura goiana e valoriza os empreendimentos como parte do estilo de vida do cidadão goianiense.
O projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSD). O pedido atende socilitação da Associação dos Quiosques de Parques de Goiânia (Ascomtparques), que defendia que os quiosques fossem interpretados como parte fundamental da cultura goianiense.
De acordo com Kitão, o objetivo do projeto é valorizar os trabalhadores de quiosques, assim como o reconhecimento dado aos pit-dogs da capital. “Este é um passo que damos para valorizar as famílias que dependem de quiosques e pit dogs, e todas essas estruturas que já fazem parte do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade e que fazem a diferença no mercado, emprega muitas pessoas, valoriza muitas famílias e tornam a nossa vida mais leve com quiosques nos parques; são quase que um ponto turístico”, explica o vereador.
Leia mais sobre: Patrimônio Cultural Imaterial / Goiânia