A mineradora Lundin Mining paralisou as atividades de extração e beneficiamento de cobre e ouro após danos nos quatro motores de moagem e em moinhos causados por uma queda de energia no domingo (27), em Alto Horizonte.
A empresa canadense é a maior contribuinte para a prefeitura de Alto Horizonte. Para 2020, a mineradora previa produção de 51 mil a 56 mil toneladas de cobre, além de entre 85 mil e 90 mil onças de ouro. Após a paralisação, as faixas de meta foram descartadas.
O site “Notícias de Mineração Brasil” informou que a Lundin Mining relatou “danos significativo” após o restabelecimento da energia. Houve falha no sistema de proteção da principal subestação elétrica da operação do Projeto Chapada.
No comunicado divulgado pela Lundin, a empresa afirma que as primeiras avaliações sobre a extensão dos danos apontam para a necessidade de que os motores sejam retirados do local, para que sejam submetidos a reparos extensos.
A empresa tem dois motores sobressalentes em Alto Horizonte. Um deles está no Projeto Chapada e disponível para operação. O outro está em manutenção. A Lundin afirma que avalia a possibilidade de “retomada gradual’ com os equipamentos.
A mineradora afirmou que fará a manutenção planejada da operação e também que vai concentrar as atividades em desenvolvimento e remoção de resíduos do Projeto Chapada, paralelamente com a avaliação da retomada em etapas.
A companhia informou também que possui seguro contra interrupção das operações em Alto Horizonte; e ainda avalia o período de espera e a viabilidade para decidir se acionará a seguradora. Não houve feridos ou danos ambientais.
Leia mais sobre: Cidades