22 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 20/11/2021 às 11:38

“Quase tudo que tem de importante em Goiânia, passou pelas mãos de Iris Rezende” , afirma vereador

Desde sua morte, no último dia 9 de novembro, foram muitas homenagens e histórias contadas do ex-prefeito de Goiânia. (Foto: Divulgação)
Desde sua morte, no último dia 9 de novembro, foram muitas homenagens e histórias contadas do ex-prefeito de Goiânia. (Foto: Divulgação)

O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, deixa um legado memorável e que ficará marcado na história de Goiás e do Brasil. Viveu seus longos 87 anos fazendo o que sabia de melhor: servir a Goiás, servir ao povo goiano. Um grande líder que dedicou parte de sua vida à política, foram mais de 60 anos de história que não se encerra por aqui. Ainda há muito o que contar.

Desde sua morte, no último dia 9 de novembro, foram muitas homenagens e histórias contadas do ex-prefeito de Goiânia. Afinal, como explicar a longevidade da vida política de Iris Rezende? O vereador e vice-presidente da Câmara de Goiânia, Clécio Alves ( MDB) fez questão de relatar toda sua trajetória que passou ao lado de Iris. Em entrevista ao Diário de Goiás, Clécio Alves disse que hoje, quase tudo que Goiânia tem de mais importante, foi graças ao Iris Rezende.

”Se formos tirar de Goiânia aquilo que o Iris Rezende fez, construiu e realizou, Goiânia vai se transformar num deserto de buracos e de falta de construção de coisas que o povo precisa. Então hoje, me coloco muita tranquilidade para afirmar: quase tudo que tem de importante em Goiânia, passou pelas mãos e administração que Iris realizou”, afirma Clécio.

Clécio Alves foi líder do governo de Iris Rezende em sua gestão de 2008. O vereador lembra que acompanhou de perto todos os passos do ex-governador e teve o privilégio de conviver com Iris.

”Homem que eu tive o privilégio de conviver bem de perto na sua família, no seu dia a dia, viajar com ele, ter momentos únicos de aprendizados de convivência com ele”, afirma.

Avenida Anhanguera ganha nome de Iris Rezende

Dentre as várias homenagens, se for da vontade do vereador Clécio Alves (MDB), a Avenida Anhanguera poderá ser renomeada para Avenida Anhanguera Iris Rezende Machado. Uma das maiores avenidas da capital que cruza da região leste à oeste de Goiânia.

De acordo com Clécio, outros 35 vereadores da capital também desejem fazer a mudança no nome da avenida. ”Este será um projeto da Câmara Municipal de Goiânia. Só irei concluir a apresentação depois que ouvir todos os vereadores desta Casa”, pontua o vereador.

Segundo Clécio, quando Iris foi prefeito de Goiânia, a Avenida Anhanguera, no passado era uma avenida que teve desapropriações para fazer o que ela representa hoje na capital.

”Ele [Iris] fez essa desapropriação, asfaltou aquela avenida e fez com que ela se tornasse a avenida mais importante de Goiânia. Avenida Anhanguera, tudo haver com Iris, tudo haver com a história dele. Para quem viveu aqueles tempos sabe do que estou falando”, completa.

Iris Rezende também deve dar nome a outros dois importantes símbolos da cidade. A Prefeitura de Goiânia, por meio de decreto, pretende acrescentar o nome de Iris Rezende ao Bosque dos Buritis, local onde o ex-prefeito costumava fazer suas atividades físicas. 

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Romário Policarpo (PATRI) também quer dar o nome de Iris Rezende ao Parque Mutirama. O local foi inaugurado por Iris Rezende, enquanto fazia a primeira gestão da capital nos idos 1969 e é um dos símbolos da capital goianiense.

Para Clédio Alves, o grande diferencial de Iris Rezende, que por sinal é insubstituível, em sua opinião, é o fato do emedebista sempre dar atenção ao povo, sempre escutar a voz povo. ”Isso ai é um diferencial que vou dizer, é insubstituível. Tá pra nascer uma pessoa que tinha cinquenta, sessenta, oitenta anos à frente do seu tempo vivendo num momento antes como Iris viveu”, finaliza.

Leia também:


Leia mais sobre: / Destaque / Iris Rezende