19 de novembro de 2024
Política • atualizado em 13/02/2020 às 00:11

Quase metade dos municípios goianos terão dois candidatos à Prefeitura

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou levantamento sobre o número de candidatos que vão disputar cada Prefeitura. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o Brasil, 2.620 cidades terão dois candidatos. Em Goiás, dos 246 municípios, 116 cidades terão disputa por dois candidatos.

Segundo a pesquisa, em todo o país, 1.586 municípios terão a eleição disputada entre três candidatos. Em Goiás, 80 cidades serão disputadas por três candidatos e 30, por quatro. No Brasil, 97 municípios terão apenas um candidato, sendo quatro de Goiás: Moiporá, Mutunópolis, São João da Paraúna e Vianópolis.

O levantamento foi realizado a partir de informações divulgadas pelo TSE na última segunda-feira (22), com a realização de cálculos e estatísticas, considerando os candidatos ao cargo de prefeito, com dados processados e deferidos pelo Tribunal.

Ao todo, foram registradas 16.297 candidaturas à Prefeitura em 2016, após as convenções partidárias, realizadas em julho, que definiram os candidatos. Para o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e representante da CNM no Centro-Oeste, Divino Alexandre da Silva, a vantagem das eleições municipais são a proximidade do candidato com a população.

“É o momento em que o povo participa para a decisão política do seu município, consciente de seu papel e da importância de cobrar resultados da administração pública. Assim, todos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local”, ressalta Divino Alexandre.

De acordo com a CNM, os dados apresentados são preliminares e estão sujeitos às alterações do TSE. Até o momento, foram consideradas candidaturas deferidas ou que estão aguardando julgamento. Não foram contabilizadas as candidaturas indeferidas, renúncias e falecimentos.

Ainda em goiás, sete municípios terão cinco candidatos, três municípios terão seis candidatos, um município terá oito e um terá nove.

Leia mais:


Leia mais sobre: Política