Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (15) mostra que 89% dos brasileiros quer se vacinar contra a Covid-19 quando houver um imunizante disponível. Há, no entanto, 9% que não pretende participar da vacinação. Outros 3% ainda não sabem.
A maior parte dos entrevistados (46%) acha que uma vacina que proteja contra o coronavírus Sars-CoV-2 estará disponível no 1º semestre de 2021. Os mais otimistas, que creem num imunizante pronto ainda este ano, representam 25%. Para 22%, a vacina só chegará no fim do próximo ano. Dos entrevistados, 5% disseram não saber.
A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já existe uma vacina contra a doença aprovada na Rússia. O registro do imunizante, porém, levanta muitas controvérsias na comunidade científica pela escassez de dados publicados e a velocidade com que se conduziram os testes. A vacina foi aprovada ainda sem passar pela última fase de testes em humanos.
No mundo, seis vacinas estão na última fase de testes. Três delas, a de Oxford/AstraZeneca, a Coronavac, da chinesa Sinovac, e da Pfizer/BioNTech têm voluntários no Brasil. As outras são da farmacêutica americana Moderna e duas produzidas pela chinesa Sinopharm, sendo uma do Instituto Biológico de Wuhan e outra do Instituto Biológico de Pequim.
Leia mais sobre: vacina coronavírus / Brasil / Destaque