23 de novembro de 2024
Destaque • atualizado em 23/01/2021 às 10:50

Leitos de UTI da rede pública em Goiás beiram 80% de ocupação

Goiás atinge quase 80% de taxa de ocupação em leitos de UTI
Goiás atinge quase 80% de taxa de ocupação em leitos de UTI

Goiás atingiu nesta sexta-feira (22/01) 79.66% da taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) mais recente. São 188 leitos ocupados dos 241 implantados e 48 disponíveis em todo o Estado. O documento também mostra que outros 14 estão em implantação.

O número é preocupante haja vista que ao longo da semana o estado registrou o maior número de óbitos desde o início de novembro e cidades do interior como Catalão e Caldas Novas ficaram sem leitos de UTI disponíveis. Em Itumbiara, o Hospital de Campanha montado na cidade não possui leitos liberados.

A taxa de ocupação nas enfermaria hoje está em 54.71%. São 447 leitos implantados, 186 ocupados e 107 bloqueados, com 154 disponíveis. Porém, outros 124 leitos estão sendo implantados. 

O crescimento dos números corrobora o que disse o superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Sandro Rodrigues. Ao Diário de Goiás, ele afirmou que o estado já vive uma segunda onda, com aumento sustentado em todos os indicadores.

“A gente tem que levar em consideração que havia um cenário sustentado de diminuição de número de casos e número de óbitos. A gente passou, a partir da última semana de dezembro e das primeiras semanas de dezembro, aumento no número de casos e de óbitos e isso foi sustentado. Então isso já nos permite dizer que estamos num início de segunda onda”, afirmou em entrevista ao DG, no dia 15 de janeiro.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque