05 de dezembro de 2025
Eleições 2026 • atualizado em 16/10/2025 às 08:58

PT vai apresentar chapa para governador e senador ainda em 2025, anuncia Adriana Accorsi

Segundo a parlamentar, o projeto está sendo construído com a frente progressista e partidos que compõem a base do governo Lula
Deputada Adriana Accorsi confirma vinda de Lula a Goiânia e diz que PT apresentará chapa majoritária ainda neste ano. Foto: Divulgação.
Deputada Adriana Accorsi confirma vinda de Lula a Goiânia e diz que PT apresentará chapa majoritária ainda neste ano. Foto: Divulgação.

A deputada federal e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás, Adriana Accorsi, confirmou nesta quinta-feira (16) em entrevista a Rádio Difusora de Goiânia, que o PT e os partidos aliados pretendem apresentar, ainda neste ano de 2025, uma chapa para governador e senador em Goiás, antecipando o processo de articulação para as eleições de 2026. “Nós vamos apresentar à população de Goiás essa chapa ainda neste ano, para começar já em 2026 em pré-campanha”, declarou.

Segundo a parlamentar, o projeto está sendo construído com a frente progressista e partidos que compõem a base do governo Lula, incluindo legendas como a federação Brasil da Esperança e a Rede-Psol. Ela informou que o ex-governador José Eliton tem manifestado interesse em colaborar com o grupo.

“O ex-governador José Eliton quer apoiar o presidente Lula e se dispôs a colaborar da forma que acharmos melhor, seja como candidato, articulador ou liderança. Ele está sem partido no momento, mas pode se filiar a alguma das siglas da nossa base”, explicou.

“Nossa prioridade são os movimentos sociais, não o Centrão”

Questionada sobre possíveis alianças, Adriana reafirmou que o PT não busca apoio do Centrão, seguindo a orientação do presidente Lula. “A nossa prioridade são os movimentos sociais, o povo trabalhador, os partidos progressistas que defendem a democracia e a justiça tributária. Quem quiser vir conosco nesse projeto de Brasil é bem-vindo, quem não quiser, não vamos suplicar alianças”, enfatizou.

A deputada também destacou o compromisso de ampliar a bancada progressista nas próximas eleições, afirmando que o partido pode abrir mão de liderar a cabeça de chapa se for necessário para fortalecer a coligação.

“O importante é termos um palanque forte para o presidente Lula em Goiás. Nós tivemos 41% dos votos no segundo turno em 2022, e acreditamos que em 2026 teremos muito mais. Podemos, sim, apoiar outro partido na cabeça de chapa, desde que esteja conosco nesse projeto”, disse.

Candidatura própria segue em discussão

Adriana Accorsi, que lidera as pesquisas internas do partido para o governo, evitou confirmar sua candidatura e afirmou que seu nome continua à disposição, mas que a prioridade no momento é consolidar o projeto coletivo. “O meu plano é disputar a reeleição como deputada federal, mas enquanto não estiver definida a chapa, meu nome está colocado. Fico muito honrada em ser lembrada como possível candidata ao governo, isso mostra reconhecimento ao trabalho que venho fazendo”, disse.

Críticas ao Congresso e defesa de reformas sociais

Ao comentar declarações recentes do presidente Lula sobre o atual Congresso Nacional, Accorsi concordou com a insatisfação popular quanto às votações de projetos que, segundo ela, “prejudicam o povo brasileiro”.

“Não é o presidente Lula que diz isso, é o povo brasileiro. O Congresso tem votado pautas que favorecem a impunidade e ameaçam o meio ambiente. Nós só conseguimos aprovar a isenção do imposto de renda até R$ 5 mil com o apoio da mobilização popular”, pontuou.

Para a deputada, as próximas eleições serão decisivas para reverter esse cenário. “O povo quer mudança, quer um Congresso diferente, que tenha compromisso com o benefício da população e não com os seus próprios interesses”, afirmou.

Lula em Goiânia

Na entrevista, Accorsi confirmou que o presidente Lula deve desembarcar em Goiânia na manhã desta sexta-feira (17) para participar da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Meia Ponte, às 10h. A cerimônia contará com a presença de ministros, autoridades locais e do governador Ronaldo Caiado. “Convido toda a população a participar desse momento importante, que representa investimento federal e melhoria da qualidade de vida em Goiás”, finalizou Adriana Accorsi.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado / Política