Não é só a presidente Dilma que corre o risco de derrota na eleição deste ano, como indicam as pesquisas. Com exceção de Minas, o PT anda em baixa nos maiores colégios eleitorais do País, o que pode enfraquecer a legenda para as disputas municipais de 2016 e para presidente em 2018. Em São Paulo e Rio, não decolaram as candidaturas de Alexandre Padilha e Lindbergh Farias, em 3º e 4º lugares. Na Bahia, Rui Costa, indicado por Jaques Wagner, está bem atrás de Paulo Souto (DEM). No Rio Grande do Sul, Ana Amélia (PP) deve desalojar o governador Tarso Genro.
Nas montanhas
Em Minas, o ex-ministro e ex-prefeito de BH Fernando Pimentel está na frente, mas Pimenta da Veiga (PSDB), agora com reforço de Aécio, começou a subir.
Em baixa
Aposta do ex-presidente Lula na renovação de quadros do PT, o prefeito de SP Fernando Haddad continua com avaliação em baixa.
Segurança prévia
Paulo Roberto Costa, o delator-geral da União, pediu segurança para as suas filhas para entregar meia República sobre propinas. Não há confirmação de que foi atendido.
Circo na TV
Deputado mais votado do País em 2010, com generoso tempo de TV no horário eleitoral, o palhaço-deputado Tiririca (PR-SP) aproveita para mostrar-se um deputado-palhaço: como seus mais de 15 projetos apresentados não foram ao picadeiro – ou melhor, ao Plenário – Tiririca apela ao que melhor saber fazer: quadros humorísticos.
‘Deputado em exercício’
Passado o polêmico vídeo em que faz uma paródia do cantor Roberto Carlos, à mesa com um bom pedaço de bife (menção ao comercial da Friboi), Tiririca aparece no mais recente fazendo ‘polichinelo’ . Explica: é um deputado em exercício..
Meu Trailer
Tiririca não teve sucesso nos projetos que apresentou. Entre eles, a inclusão de aulas de circo no ensino básico e na educação física (PL 4939 ); e um curioso, o 5094 , no qual propôs que o Minha Casa e Minha Vida se estenda a trailers e motohomes.
Logo ali
Alguns ilustres brasileiros que passaram por Montevidéu e Punta Del Este podem ter sido monitorados pelo serviço secreto em 2013, rota de doleiros presos na Lava-Jato.
Tá explicado
Com as possíveis revelações dos nomes dos propinados, Paulo Roberto, enfim, justificou o cargo que ocupava na Petrobras: ‘Diretor de Abastecimento’.
MST voltou
Em meio ao enfraquecimento eleitoral do PT na presidência, não deixa de ser curiosa a invasão de quatro fazendas produtivas do interior paulista pelo MST. A entidade há anos estava literalmente sumida do mapa.
Marineiros
Mal subiu nas pesquisas e aliados já esboçam ministeriáveis para Marina Silva. Entre os nomes, Neca Setúbal para a Cultura, e o petista Binho Marques para a Educação. Aliás, Marques, ex-governador do Acre, sumido da política, faz doutorado.
Dupla do barulho
Ninguém prestava atenção neles, agora muita gente de Brasília passou a procurar – e a bajular – os irmãos Tião (governador) e Jorge Viana (senador), do Acre, pela proximidade com Marina. Eles hoje são Dilma, mas….Marina é aliadíssima da dupla.
Happy-hour oficial
Na quinta à noite, o motorista do carro oficial placa JFP 9883 descansava no veículo na porta do bar Mercado 153 no Brasília Shopping. Seus três passageiros bebiam numa animada mesa. Ficaram quase duas horas.
Silêncio na caserna
Major Curió, o militar carrasco da Guerrilha do Araguaia na década de 70, ano passado topara falar com a Comissão da Verdade, mas recuou, e agora nenhum militar quer.
‘Acesão’ (na conta)
A CEB, de Brasília, pretende reajustar a conta de energia em 45%, mas deixou sem luz parte da capital e entorno por mais de 30 horas, em especial Taquari e Sobradinho.
Lupa nas contas
O TCE-SE e o TCM-SP realizam de quarta a sexta em Aracaju o ‘Seminário Comemorativo do Cinquentenário da Lei nº 4320/64’.
Ponto Final
A verdadeira reforma política passa pelo fim do foro privilegiado.
_____________________________
Com Equipe DF, SP e Nordeste
Leia mais sobre: Leandro Mazzini