O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu em reunião nesta sexta-feira (20) que será contrário ao voto em Vanderlan Cardoso (PSD) no segundo turno das eleições em Goiânia. A sigla não declarou, entretanto, apoio a Maguito Vilela (MDB).
Segundo a legenda, Vanderlan apoia o presidente Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado, que são, diz o PT, “corresponsáveis pela destruição e desconstrução das políticas sociais, pela redução dos direitos dos trabalhadores, pelo desemprego, pelo crescimento da fome e da miséria e pelo descaso com a saúde pública”.
O Diretório Municipal do PT afirma ainda que a candidatura do pessedista “representa o pensamento da extrema-direita negacionista, arraigado de ódio, preconceitos e desrespeito ao próximo” e, por isso, recomenda que seus militantes e apoiadores não votem em Vanderlan ou façam qualquer ato para apoiá-lo.
O partido também pediu aos filiados que se engajem na campanha do deputado estadual Antônio Gomide à prefeitura de Anápolis. Na capital, o PT lançou chapa pura, com Adriana Accorsi e Pedro Wilson, e ficou em terceiro lugar.
Leia o posicionamento na íntegra
O Partido dos Trabalhadores tem compromisso e responsabilidade com Goiânia e vem, ao longo dos anos, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da nossa Cidade por meio das administrações dos ex-prefeitos Darci Accorsi, Pedro Wilson Guimarães e Paulo Garcia.
Nesta eleição, apresentamos à sociedade goianiense o nome da Delegada Adriana Accorsi e do Professor Pedro Wilson para prefeita e vice, com um programa de governo objetivando atender às demandas dos goianienses na educação, na saúde, na infraestrutura, na segurança pública e nas demais áreas carentes de políticas públicas, visando melhorar a qualidade de vida de todos e todas.
Contribuímos para o debate de ideias, apresentamos propostas e dialogamos com todos os setores da sociedade, fortalecemos a democracia, respeitamos os adversários e o voto dos eleitores, que possibilitaram a eleição do nosso vereador Mauro Rubem à Câmara Municipal e garantiram uma votação expressiva à nossa candidata e ao nosso vice.
Agradecemos aos candidatos e candidatas que compuseram nossa chapa, bem como a toda nossa militância que, aguerrida, não mediu esforços em prol de uma candidatura comprometida com a justiça social, mesmo diante de todas as adversidades.
Neste segundo turno das eleições, considerando que o candidato Vanderlan Cardoso apóia Bolsonaro e Ronaldo Caiado, e que juntos são corresponsáveis, em nível federal e estadual, pela destruição e desconstrução das políticas sociais, pela redução dos direitos dos trabalhadores, pelo desemprego, pelo crescimento da fome e da miséria e pelo descaso com a saúde pública, principalmente durante a pandemia que provocou mais de 168 mil mortes;
Considerando ainda que sua candidatura representa o pensamento da extrema-direita negacionista, arraigado de ódio, preconceitos e desrespeito ao próximo, o Partido dos Trabalhadores de Goiânia, por meio da sua direção municipal resolve:
- Orientar seus filiados e militantes a não votarem no candidato Vanderlan Cardoso e não praticar qualquer ato que contribua para sua vitória;
2.Liberar seus filiados em Goiânia e conclamar a todos e todas a se engajarem na campanha do companheiro Antônio Gomide, em Anápolis.
Por fim, como defensores da vida e do respeito ao próximo, desejamos a plena recuperação da saúde do candidato Maguito Vilela.
Leia mais sobre: Maguito Vilela / Vanderlan Cardoso / Destaque 2 / Política