16 de novembro de 2024
Eleições municipais

PT goiano fará discussão para definir chapas majoritárias em ‘cidades estratégicas’ para eleições de 2024

Presidente do partido garante formação de chapas fortes para eleições do ano que vem
A presidente do PT em Goiás, Katia Maria (Foto: Thaís Dutra/Arquivo DG)
A presidente do PT em Goiás, Katia Maria (Foto: Thaís Dutra/Arquivo DG)

O Partido dos Trabalhadores iniciará uma frente de debates para buscar avaliar a formação de “chapas competitivas de vereadores e prefeitos” nas eleições de 2024, destaca a presidente da legenda em Goiás, Katia Maria ao Diário de Goiás. “Vamos levar o debate das cidades estratégicas”, pontua a professora que irá assumir uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Goiânia em 2023.

Com o resultado da eleição em 2022 bem avaliado pela cúpula petista já que, além da presidência da República, o partido conseguiu aumentar a bancada em Goiás, agora é preparar o terreno para fortalecer a legenda nos municípios goianos, avalia Kátia. Nesse contexto, Aparecida de Goiânia aparece como uma cidade que pode ser observada com cuidado.

“Vamos levar o debate das cidades estratégicas e com certeza Aparecida de Goiânia é uma cidade que teremos atenção muito grande. É um município eleitoral mas do ponto de vista sócio-econômico que tem destaque na conjuntura estadual”

Katia Maria, ao Diário de Goiás, sobre candidaturas a prefeito em 2024

Se o PT pode lançar candidato à Prefeitura de Aparecida, Katia responde com reticência e diz que o momento para tomar essa decisão ainda não chegou. “O PT tem direção formada por vários dirigentes. Todos os filiados opinam sobre as decisões do partido. Temos um calendário de discussões. Eu que sou muito presente aqui na cidade vou acompanhar isso de perto auxiliando os nossos dirigentes da direção municipal de Aparecida nesse debate tão importante para saber qual o rumo.

Katia, no entanto, destaca que o PT hoje está junto com Vilmar Mariano. “Estamos hoje na administração, participamos da administração do Maguito, permanecemos com o Gustavo Mendanha e hoje estamos com o Vilmar”, pontua.

A presidente, no entanto, comemora os resultados que conseguiu desde que assumiu o comando da legenda. “Estamos preparando o Partido dos Trabalhadores para discutir o 2024 e fortalecer a organização do partido no Estado. Quando assumi o partido em 2017 tínhamos 98 diretórios e hoje estamos em mais de 220 cidades”, pondera.

Katia Maria garante fazer oposição positiva a Rogério Cruz

A presidente do PT que vai assumir na próxima semana o mandato de vereadora em Goiânia, no lugar de Mauro Rubem (PT), eleito deputado estadual e que vai ocupar a cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás. Ela  garante um mandato pautado na participação popular e de oposição à Goiânia mas “sem deixar de contribuir com o desenvolvimento local sustentável”.

“Eu não sou da base do prefeito mas farei um mandato que possa fiscalizar e ajudar a propor leis e projetos que possam que possam contribuir com o desenvolvimento local sustentável da nossa capital”, destacou ao jornalista Altair Tavares. 

Katia acredita que sua aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser um ponto positivo para seu mandato. “Naquilo que eu puder contribuir com o povo de Goiânia trazendo obras e programas do governo federal eu já disse ao prefeito que mesmo sendo oposição, nós atuamos junto ao governo Lula com muita força porque o povo de Goiânia precisa ter acesso aos programas de obras que nós disponibilizaremos através do governo federal.


Leia mais sobre: / / / / / Política