21 de dezembro de 2024
Política • atualizado em 11/08/2020 às 16:44

PT e PSL terão mais espaço na propaganda eleitoral em Goiânia

Horário eleitoral termina nesta quinta. Foto: Agência Brasil.
Horário eleitoral termina nesta quinta. Foto: Agência Brasil.

O Partido dos Trabalhadores terá o maior tempo de propaganda eleitoral no Rádio e na TV em Goiânia. A legenda da pré-candidata a prefeita Adriana Accorsi terá 58,66 segundos. O PSL de Major Araújo terá o segundo maior tempo de horário gratuito com 56,56 segundos.  A reportagem considerou os tempos de cada uma das siglas de maneira isolada. O cálculo do tempo de TV e rádio é feito com base no número de deputados federais eleitos pelos partidos na última eleição, ou seja, 2018.

Francisco Júnior é o pré-candidato pelo PSD. O partido terá 38,66 segundos. O MDB do prefeito Iris Rezende terá sozinho 37,61 segundos.  Em seguida aparece o PL de Dra Cristina com 36,56 segundos.

O PSDB de Talles Barreto tem 32,34 segundos. Depois aparece o PDT do pré-candidato Paulinho Graus com 31,29 segundos. O Solidariedade de Alysson Lima tem 23,63 segundos. O Podemos de Felizberto Tavares tem 13,40.

O PSOL de Hemanuelle Jacob tem 12,34 segundos, em seguida vem o PSC de Wilder Morais, mesmo tempo destinado ao Cidadania de Virmondes Cruvinel. Por último com 2,87 segundos, a Rede Sustentabilidade de Maria Ester e o Democracia Cristã de Eduardo Prado e Gustavo Gayer.

O restante do tempo é dividido igualmente entre todos os partidos. Desde a Reforma Eleitoral de 2015, o guia de prefeitos e vereadores é dividido entre dois blocos de 10 minutos, mais 70 minutos de inserções diários, sendo 60% (42 minutos) para os cargos majoritários e 40% (28 minutos) para quem vai concorrer a cadeiras no Legislativo.

90% do tempo é distribuído aos partidos proporcionalmente ao tamanho das bancadas que elegeram para a Câmara dos Deputados na eleição anterior, e 10% é dividido igualmente entre todas as legendas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não divulgou a tabela da divisão do tempo de propaganda, o que será feito depois das apresentações das candidaturas, marcadas para o dia 26 de setembro.

Quando há coligações, conta-se o tempo dos seis maiores partidos que integram o grupo. Os tempos naturalmente deverão se alterar, devido as coligações que ainda serão definidas nas convenções partidárias que serão realizadas entre 31 de agosto a 16 de setembro. A propaganda eleitoral gratuita começa no dia 27 de setembro.


Leia mais sobre: / Destaque 3 / Política