22 de dezembro de 2024
Orçamento 2023 • atualizado em 05/11/2022 às 11:46

PT diz que Auxílio Brasil e aumento do salário mínimo são prioridades para 2023

A equipe do PT anunciaram a negociação de uma PEC para financiar o pagamento do programa de transferência de renda e outros benefícios sociais
Equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula).
Equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula).

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (4), que o pagamento do Auxílio Brasil em R$ 600 e aumento do salário mínimo acima da inflação, são prioridades que deverão ser negociados no Congresso neste fim de ano para 2023.

“Não podemos entrar em 2023 sem o Auxílio Brasil e sem o aumento real do salário mínimo. São coisas que foram contratadas com o povo brasileiro. Tenho certeza que o Congresso tem essa sensibilidade”, ressalta.

A equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), anunciaram nesta quinta (3) a negociação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para financiar o pagamento do programa de transferência de renda e outros benefícios sociais.

LEIA TAMBÉM: Paulo Guedes prevê salário mínimo e aposentadoria sem correção pela inflação

A medida tem como objetivo dar permissão ao próximo presidente, pagar as contas de promessas feitas durante a campanha sem furar o teto de gastos, regra que impede o descontrole das contas públicas. Portanto, a PEC visa fixar um valor que pode ser usado acima desse limite.

A previsão, conforme a equipe de Lula, é que na próxima semana a PEC seja apresentada.


Leia mais sobre: / / Economia