O Partido Socialista Brasileiro (PSB) iniciou nesta sexta-feira (19), uma série de encontros e congressos municipais. O objetivo é de mobilizar os filiados no processo eleitoral que se inicia, fortalecendo diretórios, candidaturas a vereador e a prefeito. A meta é de promover 10 encontros regionais até o mês de abril.
O congresso foi coordenado pela seção goiana da Fundação João Mangabeira e realizado na Câmara Municipal de Goiânia.
“É o nosso primeiro encontro com os companheiros da região metropolitana, é o primeiro de uma série de 10. Queremos a formação de diretórios, não mais comissões provisórias. O momento é de dialogar”, afirmou Vanderlan Cardoso.
De acordo com a presidente do PSB/GO, senadora Lúcia Vânia, já foi iniciada uma mobilização em diferentes regiões do estado.
“Vamos fazer este trabalho em todo o estado. Mostrar os compromissos e princípios defendidos pelo PSB. Queremos mostrar que campanha se faz com trabalho, ouvindo os companheiros, com partido aberto e democrático”, destacou a parlamentar.
O congresso realizado em Goiânia abrangeu também outros municípios que estão situados no entorno da capital.
Alianças
A Senadora Lúcia Vânia afirmou que está havendo conversas com diferentes partidos. Quanto a alinhamento com legendas que compõem a base de sustentação do governo de Marconi Perillo (PSDB), alianças seriam apenas para o segundo turno.
“Deixamos claro que tomamos uma decisão de fazer campanha voltada para os interesses da sociedade. O PSB não rejeita conversar com nenhum partido, estamos trabalhando uma aliança para o segundo turno. No primeiro turno vamos mostrar o perfil do nosso partido”, destacou a senadora.
Atualmente estão com PSB em Goiânia dois partidos: PSC e PPS.
O evento contou com a presença de dirigentes da cúpula nacional do partido, ente eles do ex-candidato a vice-presidente da República nas últimas eleições, Beto Albuquerque.
“Estamos preparando uma série de encontros para ajudar na qualidade do nosso legislativo. Pra nós o conteúdo é muito importante. Vamos disputar eleições em 15 capitais com candidatos muito competitivos como é o Vanderlan Cardoso aqui em Goiânia”, argumentou.
Presente no evento o presidente estadual do PPS, Marcos Abrão destacou que apoia o PSB, mas que é preciso uma contrapartida do Partido Socialista, manifestando apoio a candidatos do PPS em diferentes cidades goianas.
“Temos um compromisso firmado com o PSB, mas vamos cobrar reciprocidade em outras cidades”, afirmou.
Candidatura em Goiânia
Vanderlan Cardoso avalia que pelo fato de ser pré-candidato há algum tempo, facilita na realização de ações de campanha.
“Nossa pré-candidatura está numa fase adiantada que estamos mostrando os problemas e projetos para Goiânia e a apontando as soluções. Queremos que Goiânia volte a sorrir. Vamos fazer que a cidade tenha seu pólo de desenvolvimento, aumentando a participação da economia. Foco agora é no desenvolvimento”, destacou o pré-candidato.
Leia mais sobre: Política