A regional goiana da Fundação João Mangabeira (FJM/GO) encerrou a sua série de encontros não apenas com sua estrutura política ampliada, como com sua organicidade fortalecida e busca de fortalecer a militância. Treze municípios sediaram os encontros, nos quais dirigentes e militantes de 203 cidades reuniram um público de quase seis mil participantes, ao longo de sete semanas
O último encontro, comandado pela presidente das regionais goianas da FJM e do PSB, senadora Lúcia Vânia Abrão, neste processo de fortalecimento da legenda no interior goiano, aconteceu em Anápolis, com a participação de dirigentes e militantes de 13 municípios da Estrada de Ferro.
A reunião ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). À assembleia, também, esteve presente o prefeito de Anápolis, João Gomes (PT).
Na oportunidade foi lançada a pré-candidatura do ex-deputado estadual Frei Valdair à principal cadeira do executivo anapolino, além de abonar 14 novas filiações. Aliás, os novos filiados são todos de Nerópolis, entre os quais dois vereadores: Lucas Rodrigues e Valdomiro da Quero.
Valdair se filiou à legenda em novembro do ano passado, três meses depois da chegada de Lúcia Vânia à sigla. “A ida da senadora para o PSB foi determinante para minha escolha. Ali, percebi que o partido teria grandes chances de crescer”, lembrou o pré-candidato socialista, que disputou a Prefeitura de Anápolis nos anos de 2004 e 2008.
O prefeito de Anápolis, João Gomes (PT), que é candidato à reeleição, fez questão de frisar em seu discurso, que a senadora Lúcia Vânia é parceira do governo anapolino, tanto com emendas, quanto com diversos projetos na cidade. “Ela sempre trabalhou conosco, independente de partido; sempre nos ajudou e teve uma presença muito forte na cidade. Nós amamos a senadora Lúcia Vânia, nossa eterna primeira-dama e estou aqui hoje demonstrando esse carinho que a cidade tem por ela e por tudo que faz por nós de Anápolis.”
Discursos
O presidente do PSB em Anápolis, Sebastião Reis, citou o momento de crise política e institucional no Brasil e destacou o ‘currículo irretocável’ da senadora. “Sua chegada é motivo de alento e de força. Entendo que o PSB se fortalece com esses encontros e se prepara para apresentar políticos qualificados a atenderem às demandas coletivas da sociedade, tanto nesta, como nos futuros processos eleitorais”, declarou.
Durante a sua fala, a dirigente socialista também comentou agudização política nacional, solicitando aos presentes que realizassem uma reflexão. “Onde erramos? Por quê? Quais os partidos que queremos? Este ano o brasileiro não tem o direito de errar. Se fizermos isto vamos jogar o Brasil no buraco.”
Assim como nos encontros anteriores, Lúcia Vânia falou sobre a importância de os municípios formarem diretórios. Ela reafirmou que não tem o desejo de ser dona do partido, mas condutora. “Com os diretórios formados vocês não terão intromissão dentro do partido, mas poder”, discursou aplaudida.
Presenças
Estiveram presentes ao evento os prefeitos João Bento (Petrolina) e Fabiano da Saneago (Nerópolis); vereadores, presidentes de partidos e candidatos a prefeito de 13 cidades representadas no encontro (Anápolis, Nerópolis, Petrolina, Gameleira, Corumbá, Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Caldas Novas, Pirenópolis, Silvânia, Terezópolis e Goianápolis).
Comando
Lúcia Vânia fez questão de salientar que os oitos meses como dirigente partidária foram de grandes avanços, alavancados por trabalho árduo e determinado. “Conseguimos filiar pessoas com respeitável lastro político e prestigiados em suas comunidades. Estou convencida de que os municípios entenderam a necessidade de construírem e arraigarem seus protagonismos, que resultará em um partido forte, devolvendo, assim, aos municípios a sua força política; um partido que a sociedade se sinta representada nele; um partido que vai ter realmente o poder de construir as alianças em seus municípios; um partido que vai cuidar do diretório. Objetivamos fazer com o que o partido retome aquela confiança que antigamente os partidos tinham da sociedade brasileira”, analisou.
A presidente do PSB de Goiás, também, salientou que oito meses após seu desembarque na legenda, os socialistas goianos já contam com uma bancada de quatro deputados estaduais – Diego Sogatto, Marlúcio Pereira, Lissauer Vieira e Virmondes Cruvinel –, tendo este último se filiado ao PPS, por intermediação da própria senadora.
“Conseguimos filiar vários vereadores em todo o Estado, que vieram se somar ao partido, além de uma centenas de prefeitáveis, com grande possibilidade de sucesso, ao término do processo eleitoral. Avalio que o partido cresceu além das expectativas. A sociedade está carente de um caminho que viabilize o resgate da política no sentido maior.”
Leia mais sobre: Política