O ex-ministro das Finanças do governo britânico, Rishi Sunak, será o primeiro-ministro do Reino Unido e líder do partido Conservador em substituição a Liz Truss. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24/10).
Sunak será o primeiro líder britânico não-branco e de origem afro-hindu e carretará a missão de superar a crise no país, já que sua antecessora durou apenas 44 dias no cargo.
A confirmação chegou após a única adversária Penny Mordaunt desistir do cargo. Ela declarou apoio a Sunak que recebeu 100 assinaturas necessárias.
“Escolhemos o nosso novo primeiro-ministro. Esta decisão é histórica e mostra, uma vez mais, a diversidade e o talento do nosso partido. O Rishi tem todo o meu apoio”, escreveu em comunicado divulgado no Twitter.
“Todos nós devemos a este país, uns aos outros e ao Rishi estar unidos e trabalharmos juntos para o bem da nação. Há muito trabalho pela frente”, acrescentou.
Para dar pontapé ao novo governo, Sunak se reunirá ainda nesta segunda-feira (24) com o rei Carlos III no Palácio de Buckingham.
Espera-se o encontro de Sunak com alguns ministros onde deverá discutir uma reforma. Ele já deverá comunicar quem vai manter na nova gestão e aqueles que demitirá.
Daqui dois dias, na quarta-feira (26), Sunak responderá as primeiras questões da oposição no Parlamento britânico. Ele terá diante de si uma grave crise econômica e financeira, com país a beira da recessão e pressionado a cortar despesas públicas.
Leia mais sobre: Mundo