O governo estadual pretende concluir até o próximo mês a unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), que vai funcionar no Autódromo de Goiânia. No prédio será montado uma unidade do Vapt Vupt, com as mesmas características da unidade principal na Cidade Jardim. Além disso, as provas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão ser feitas no novo espaço.
De acordo com o presidente do DETRAN, Manoel Xavier, o processo de descentralização de provas na capital foi iniciado, com uma pista na região noroeste da capital. O gestor destaca que o prédio que abrigará a nova unidade do departamento, ainda vai comportar a sede do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).
“Nós temos utilizado a descentralização das atividades no que diz respeito as provas. Já levamos para a região noroeste, para a região de Aparecida, e agora estamos trazendo aqui para esta região. Aqui nós teremos as provas teóricas, as provas práticas de moto, a possibilidade para que os pais possam acompanhar os filhos durante o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação e um espaço disponível para o CETRAN que estabelece toda a política de trânsito no Estado de Goiás. O Centro será entregue em abril que vai modernizar o DETRAN e propiciar a proximidade com o cidadão”, explicou.
Nesta quinta-feira (22) o governador Marconi Perillo visitou o local que ainda está em obras. Ele afirmou que o novo espaço tem recursos do programa Goiás na Frente. O gestor indicou ainda que o Conselho Estadual de Trânsito terá um local adequado para desenvolver atividades.
“O governo dá total condição para que o CETRAN tenha condições para realizar sua missão. Tem a descentralização das provas, com um local adequado, próprio amplo. Essa obra tem recursos do Goiás na Frente, mas origem DETRAN, o DETRAN tem sido um dos principais garantidores do Goiás na Frente”, declarou o governador.
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Horácio Mello, destacou a importância do órgão para as atividades de trânsito, que é um órgão normativo, consultivo, última instância para julgamentos de recursos multas e responsável para coordenar o subsistema estadual de trânsito e de garantir que leis sejam cumpridas.
Horácio afirmou que a sede será importante para dar condições que sejam desenvolvidas políticas públicas para o trânsito. “Precisamos reduzir mortes no trânsito, fazer cursos, parcerias, agentes de trânsito, profissionais. O espaço para ser utilizado para capacitar no trânsito. O Conselho tem essa missão de desenvolver políticas públicas”, ressaltou.
{nomultithumb}
Leia mais sobre: Cidades