A prova de vida exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poder ser realizada, em 2020, pelo aplicativo Meu INSS, disponível na Play Store e na App Store.
Neste ano, por conta da epidemia de Covid-19, a tradicional prova de vida, com comparecimento à agência bancária, está suspensa. Segundo o gerente executivo do INSS em Goiânia, Rafael Vicêncio, a retomada presencial está prevista somente a partir de novembro.
Para realizar a prova de vida digitalmente é preciso fazer o download do aplicativo e tirar uma foto com a câmera frontal. “O aplicativo colhe a foto da pessoa e compara com a base de dados do Denatran e do TSE. O INSS fez uma vinculação com essas bases para que a biometria seja feita pelo aplicativo”, disse Vicêncio à Rádio Bandeirantes Goiânia. “Quem efetivou, tem a prova de vida registrada”, disse.
O gerente do INSS em Goiânia ainda destacou que a prova de vida é “um procedimento obrigatório para todos os segurados que recebem benefícios de longo prazo”.
Reabertura
As agências do INSS começaram nesta segunda-feira (14) uma reabertura gradual em todo o país. Em Goiânia, foram abertas as agências Centro e Universitária. No interior, havia a programação de abertura em Anápolis, Rio Verde, Anicuns e Quirinópolis. As unidades de Rio Verde e Quirinópolis, todavia, tiveram problemas com insumos de proteção individual e adiaram a volta.
Apenas segurados com agendamento prévio, via telefone 135 ou o app Meu INSS, estão sendo atendidos. Os serviços também são limitados. Os médicos peritos decidiram não retornar em todo o país, inviabilizando as perícias.
Leia mais sobre: INSS / prova de vida / Cidades