Depois de adiar o pedido de impeachment de Lula, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e oposição ao governo do presidente petista, protocolaram o documento. Petição, que recolheu 140 assinaturas contra o chefe do Executivo, ocorreu após comparações que ele fez entre a atuação de Israel em Gaza e o Holocausto.
Ainda segundo a assessoria Carla Zambelli (PL-SP), o documento foi oficialmente enviado à Câmara na quarta-feira (21). Claro que a maioria das assinaturas veio do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Só que, mesmo que o presidente da Casa aceite o pedido, é necessário o apoio de, ao menos, 342 deputados para a autorização de instauração do processo e, depois disso, analisado pelo Senado e com necessidade de ter o apoio de, ao menos, 54 senadores.
Mesmo assim, como foi alto o número de assinaturas em pouco tempo, a decisão de aceitar ou não o pedido depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Vale lembrar que o pedido de impeachment de Lula pode ser visto como algo normal, já que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de mais de 60. Nenhum deles, inclusive, foi aceito e, segundo especialistas e demais políticos, a tendência é que o de Lula também não seja.
Leia mais sobre: Carla Zambelli / Impeachment / Lula / Política