Entre os planos de governo dos candidatos a prefeito de Goiânia, destacam-se os mais importantes com fundamentos adequados para toda à população, por meio de propostas que vislumbram melhorias no transporte público da capital que pretendem implantar avanços nos métodos utilizados e iniciar novas formas de crescimento no transporte. O Diário de Goiás foi atrás dos documentos registrados pelos candidatos na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto e pontuou algumas dessas propostas.
Algumas ideias registradas nos planos de governo está a conclusão e ampliação nas obras do Bus Rapid Transit (BRT). Essa proposta foi citada e destacada por quatro candidatos. Alysson Lima – SD, tem como objetivo concluir e modernizar sua integração com os demais sistemas existentes.
Maguito Vilela, (MDB), discute sobre a ampliação das vias rápidas de transporte terrestre, como corredores exclusivos de ônibus e/ou sistema BRT e ampliação e modernização dos Terminais de Integração, unindo diversas linhas e modais metropolitanos (BRTs e Ônibus). Vanderlan Cardoso do Partido Social Democrático (PSD), pretende concluir as obras do corredor de ônibus BRT Norte-Sul e toda a infraestrutura necessária.
Gustavo Gayer da Democracia Cristã – (DC) também destaca a importância da melhoria no fluxo dos corredores expressos com maior circulação de veículos do município, para acesso de Ônibus BRS – Bus Rapid System.
O acesso da população para alguns bairros na capital e até mesmo em outras cidades vizinhas é de extrema dificuldade, com isso, o candidato Alysson tem como fundamento de solução, a implantação do transporte complementar com uso de micro-ônibus em linhas deficitárias entre bairros ou entre cidades.
Circular pela capital goiana através do transporte público é de uma grande dificuldade, muitas avenidas não têm estruturas adequadas de acessibilidade aos ônibus. Diante disso, vários candidatos destacam a importância da implementação de ciclovias.
Antônio Neto do Partido Comunista Brasileiro – (PCB), relata em seu plano de governo, a construção dessas ciclovias. Tendo uma proposta em comum, Adriana Accorsi – Partido dos Trabalhadores – (PT), Elias Vaz de Andrade – Partido Socialista Brasileiro – (PSB) e Vanderlan Cardoso, pretendem ampliar essas ciclovias para facilitar o uso dessa alternativa de transporte para a população.
Preço da passagem e condições de usuários
O preço da passagem, às péssimas condições e estruturas do transportes coletivos tem se tornado cada vez mais um desafio. No plano de governo, os candidatos com propostas em comum têm como objetivo renovar e aperfeiçoar a situação dos usuários de forma que conceda positivamente para os usuários.
Por meio disso, Antônio tem como objetivo o passe livre estendido imediatamente aos estudantes, aos desempregados e às populações em estado de vulnerabilidade social. Para Adriana, racionalizar custos e praticando tarifa única e integrada, independentemente do número de viagens, para não onerar os moradores da periferia.
Cristina Lopes Afonso do Partido Liberal (PL), pretende recriar o cartão inteligente, permitindo mais viagens sem a necessidade de transbordo ou baldeação. Elias Vaz deseja proporcionar o acesso da população a sistema de transporte coletivo seguro, sustentável, acessível e de boa qualidade.
Cristiano Cunha – Partido Verde – (PV), defende o aprimoramento da rede de serviços que envolvem a questão da mobilidade urbana na capital goiana. Fábio Antônio de Oliveira Junior – Unidade Popular – (UP), pretende implantar redução imediata da tarifa do transporte público como ação inicial para um plano de gratuidade da passagem. O candidato Gustavo Gayer do partido Democracia Cristã – DC, quer abrir processos licitatórios para diminuir o preço da passagem de ônibus e aumentar a concorrência pelas linhas, de modo para obter mais opções e frotas renovadas. Em seu plano de governo também consta a preparação enxugando os custos para uma privatização da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
Major Araújo – Partido Social Liberal – (PSL), resguarda a ideia do bilhete integrado, pagando uma vez terá a possibilidade de utilizar qualquer forma de transporte para se locomover durante um prazo, reduzindo o valor da tarifa para o usuário de transporte. Virmondes Cruvinel – Cidadania, discute a ideia de promover políticas públicas para que o transporte público seja mais eficiente e atrativo para atuais e potenciais usuários.
As estruturas dos pontos de ônibus se passam por situações inadequadas para o conforto dos usuários, o candidato Talles Barreto – Partido da Social Democracia Brasileira – (PSDB), preserva e destaca a importância de cobrir todos os pontos de embarque com abrigos, adequar iluminação e câmeras de vigilância em parceria com a sociedade e o setor privado, para com isso ajudar os passageiros enquanto aguardam o ônibus.
A implantação do metrô com recursos externos já estabelecidos será uma das 17 medidas propostas pelo candidato Major Araújo, do Partido Social Liberal – PSL, “com a implantação do metrô, reduziremos o número de ônibus no centro, desafogando o trânsito e enviaremos para as periferias, melhorando a agilidade e conforto do transporte público”, destaca o candidato.
Candidatos como Samuel Almeida do Partido Republicano da Ordem Social – PROS não tem em seu plano de governo propostas para desenvolvimento por meio do transporte público. Manu Jacob, do PSOL e Vinicius Gomes, do PCO ainda não enviaram o seus respectivos planos de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Melhorias no trânsito
As ciclovias e corredores para transição de ônibus é fundamental para organização do trânsito e melhoria para circulação, mesmo diante grande necessidade, ela não é encontrada em diversas grandes avenidas movimentadas da capital. Com isso, alguns candidatos aborda a importância dessa construção.
Antônio Vieira Neto visa ampliar a implantação dos corredores exclusivos para transporte coletivo e a construção das ciclovias. Para Cristina Lopes Afonso do Partido Liberal (PL), a construção dos corredores para os ônibus e a construção das ciclovias e ciclofaixas facilitaria na fluidez, garantindo maior capacidade de mobilidade da população que utiliza o serviço público. Elias Vaz, Maguito Vilela, Vanderlan e Major Araújo também destacam a importância da construção das ciclovias e corredores de ônibus para fins de melhorias no transporte público.
Alysson Lima tem como novo projeto de engenharia de trânsito para Goiânia nos próximos anos, composto com linhas verdes nos principais corredores da cidade, “Os semáforos inteligentes também serão implementados em conexão com os veículos do transporte público coletivo, para dar mais agilidade no transporte de passageiros, principalmente nas regiões localizadas próximas aos terminais e corredores de ônibus”.
O transporte coletivo de Goiânia se passa por uma situação precária, para Alysson Lima esta situação está muito ruim, mas que nas cidades da região metropolitana a situação é muito mais precária. A logística de trânsito também foi destacada pelo candidato, ressaltando sobre a melhoria na central de controle dos equipamentos de trânsito.
Revisão de contratos e apoio à segurança
Virmondes Crunivel do Partido Cidadania, pretende estabelecer uma política pública de inovação e fortalecimento da gestão em seu papel de fiscalizadora da qualidade do serviço de transporte coletivo em Goiânia, promovendo as políticas públicas para que o transporte público seja mais eficiente e atrativo para os usuários.
Alysson Lima ressalta rever alguns pontos da licitação do transporte público de Goiânia, com a possibilidade de construir um acordo de interesses, que resulte em uma antecipação da licitação ou um aditivo contratual. Alysson também pretende criar medidas para o transporte complementar entre bairros. Propondo em seu projeto a ideia de estudo para a efetividade do VLT entre Goiânia e Aparecida, nesse projeto criaria uma uma linha de cerca de 20km de veículo leve sobre trilho entre em Goiânia e Aparecida.
A criação dos eixos metropolitanos é destacado pelo candidato Alysson Lima, que visa ser um passo a mais no sentido de ter um padrão de beleza em toda região, “para isso, iremos demonstrar liderança e compromisso junto aos demais municípios para que todos saiam ganhando em eficiência e melhorias”.
Alysson pretende promover a abertura para que novas empresas possam atuar, inclusive no Eixo Anhanguera, resguardadas as limitações de responsabilidade dos entes federativos.
Vanderlan Cardoso pretende qualificar a rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) sob os aspectos operacional, institucional e econômico-financeiro.
Cristina Lopes Afonso Partido Liberal (PL) quer reestruturar os órgãos que cuidam e decidem sobre o transporte público; Promover o investimento público no transporte; Fazer a manutenção dos equipamentos públicos agregados ao transporte; Substituir a frota e linhas para adequar os veículos e trechos para a acessibilidade.
Elias Vaz de Andrade Partido Socialista Brasileiro (PSB) pretende Adotar estratégias de revisão e transparência na política tarifária; Aperfeiçoar e melhorar a segurança pública no sistema de transporte público; As faixas de rolamento devem ser destinadas preferencialmente, em sua maioria, aos veículos de transportes coletivos e de massa; A implementação dos projetos para o transporte público coletivo e individual requer planejamento de curto, médio e longo prazo e aportes significativos de recursos que devem contar com a participação dos Governos Estadual e Federal, que iremos buscá-los com todas as nossas energias ancorados em projetos elaborados de modo competente.
Antônio Vieira Neto Partido Comunista Brasileiro (PCB)
– Implementação de uma política de planejamento urbano que privilegie a mobilidade do transporte público, promovendo a diversificação de meios de transporte, valorizando aqueles ecologicamente viáveis;
Criação do Conselho Popular de Transporte da Região Metropolitana de Goiânia, compostos pelos trabalhadores da área e usuários dos serviços de transportes, responsáveis pela discussão e definição de políticas públicas de universalização do transporte;
Construção de um amplo movimento social e popular voltado para a estatização de toda estrutura de mobilidade e transporte urbano, colocando-a sob controle social e afirmando a “tarifa zero”;
Garantir a efetiva Municipalização do Sistema. A Prefeitura assumirá o controle do sistema de transporte coletivo. Reestruturação da empresa Municipal de transporte CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo de Goiânia), que assumirá o controle do sistema de transporte público;
Instalação de internet livre nos terminais;
Construir estacionamentos públicos. Estes devem ser próximos aos terminais de ônibus que fazem as interligações com as regiões, por exemplo, Novo Mundo, Padre Pelágio, e outros terminais para que a população deixe seus carros em condições seguras, evitando assim deslocar-se até o centro da cidade.
Thales Alves Barreto Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – Criar subsistema local com linhas entre os bairros de Goiânia, integradas com a Rede Metropolitana, com trechos curtos, tarifas diferenciadas e opções velozes; Reduzir o preço ao usuário final, considerando linhas locais (-10%), desoneração de gratuidades (-20%) e subsídio público ao usuário (-20%); Incluir na tarifa paga um seguro de proteção ao usuário, quanto a danos materiais, físicos e acidentes; Priorizar e executar investimentos em infraestrutura de transportes para retomada e ampliação de projetos estruturantes, com intervenção nos 4 anos de gestão.
Entre as propostas de governo dos candidatos a prefeitura de Goiânia, o projeto para segurança da população através do transporte público, o candidato Thales Alves Thales pretende criar uma guarda municipal exclusiva para o transporte, com intuito de garantir a segurança nos ônibus, pontos de parada, terminais e vias de acesso às linhas de ônibus.
(Por Tiago Teixeira dos Santos – Estagiário do convênio do Diário de Goiás com a UNIARAGUAIA. Com edição de Domingos Ketelbey.)
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