22 de novembro de 2024
Política

Propaganda eleitoral: candidatos apresentam propostas para diversas áreas

A propaganda eleitoral dos candidatos ao governo de Goiás desta quarta-feira (17) mostrou propostas para as diversas áreas de responsabilidade estadual. O primeiro programa a ser veiculado foi do advogado Alexandre Magalhães (PSDC). Na propaganda, o candidato à presidência da República Eymael (PSDC) pediu votos para o governadoriável. 

Em seguida, o candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB) apresentou propostas para a saúde. Foi mostrada uma reunião realizada com servidores da área, em que a primeira-dama Valéria Perillo esteve presente e respondeu algumas perguntas. O governador também explicou quais áreas da saúde são de responsabilidade do governo estadual e quais são do governo municipal. Criticou a gestão de prefeitos do PMDB, que não fizeram a “devida manutenção” dos hospitais entregues pelo governo do Estado. Por último falou as propostas: construção da Rede Hugo de hospitais, da Rede de Ambulatórios Médicos e Especialidades (AME) e de Centros de Referência e Dependência Química (Credeq). 

A terceira propaganda eleitoral foi do ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). O candidato criticou o “descaso” do governador em relação à Universidade Estadual de Goiás (UEG) e prometeu transformá-la em uma das dez melhores universidades do país. 

Marta Jane (PCB) falou sobre o agronegócio. A candidata afirmou que é grande o crescimento econômico em Goiás e indagou “mas a quem serviria esse crescimento?”. De acordo com Marta, a riqueza produzida fica somente nas mãos de poucos empresários. 

O candidato do PMDB, ex-prefeito Iris Rezende, retomou o caso da Operação Monte Carlo e ligação entre o governador Marconi e o empresário acusado Carlos Cachoeira. Segundo a propaganda eleitoral de Iris, o empresário influenciava em várias áreas do Estado, inclusive na Segurança Pública. O candidato prometeu que se eleito irá rever todos os contratos estaduais, como de propaganda e veículos contratados. Iris disse que para resolver o problema da violência falta “competência e vontade de combater o crime”.

O próximo programa eleitoral, de Vanderlan Cardoso (PSB), foi o segundo a falar sobre Educação. O ex-prefeito de Senador Canedo citou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), parabenizou Goiás por alcançar a primeira posição no ranking, mas criticou o baixo investimento do governo estadual. Vanderlan prometeu que, se eleito, irá devolver a titularidade aos professores, colocará pelo menos 80% dos alunos em escolas em tempo integral, transferirá a gestão das escolas aos Conselhos Escolares e fará reforma e manutenção das unidades.

Por último, a propaganda eleitoral do professor Weslei (PSOL) também teve como pauta a agricultura. Segundo o candidato, se eleito, fará realmente a Reforma Agrária, sancionará leis que beneficiem a agricultura familiar, irá reestruturar a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e levará escolas à área rural. 


Leia mais sobre: Política