23 de novembro de 2024
Mundo

Promotor francês diz que copiloto queria “destruir” o avião

Paris – O copiloto da Germanwings, identificado como Andreas Lubitz, de 28 anos, jogou a aeronave contra uma montanha nos Alpes francesas “intencionalmente“, afirmou nesta quinta-feira Brice Robin, promotor de Marselha.

Segundo ele, o comandante saiu da cabine, supostamente para ir ao banheiro, e não conseguiu voltar ao local. Nesse meio tempo, disse ele, o copiloto iniciou a descida do avião manualmente e “intencionalmente“, o que levou a aeronave a atingir a montanha.

O copiloto tinha “a intenção de destruir este avião“, afirmou Robin.

A informação foi retirada da caixa preta com as gravações de voz da cabine, mas Robin disse que o copiloto não disse uma palavra depois de o capitão ter deixado o cockpit. “Houve um silêncio absoluto na cabine“, afirmou o promotor.

Nos últimos minutos da descida do avião, barulho de batidas contra a porta podem ser ouvidos na gravação, enquanto o alarme soava, disse ele.

Na cidade alemã de Montabaur, conhecidos de Lubitz disseram que ele estava perto de completar 30 anos e que não demonstrou sinais de depressão quando ele foi visto no ano passado, época em que renovou sua licença de piloto de planador.

Ele estava feliz com o emprego na Germanwings e estava indo bem“, disse Peter Ruecker, membro do clube de planadores, que viu Lubitz aprender a voar.

Lubitz obteve sua licença de piloto de planador quando era adolescente e foi aceito no programa de treinamento de pilotos da Lufthansa após concluir os estudos numa difícil escola preparatória, disse Ruecker. Ele descreveu Lubitz como um jovem “quieto” mas amigável.

O Airbus A320, que fazia a rota Barcelona-Düsseldorf, começou a descer de sua altitude de cruzeiro depois de perder contato de rádio com o controle em terra e se chocou contra uma montanha na manhã de terça-feira, matando todas as 150 pessoas que estavam a bordo.

A Lufthansa não identificou os pilotos, mas disse que o copiloto passou integrar o quadro da Germanwings em setembro de 2013, logo depois de concluir seu treinamento. Ele tinha 630 horas de voo.

O capitão tinha mais de 6 mil horas de voo e era piloto da companhia desde maio de 2014. Ele já havia trabalhado na Lufthansa e na Condor, segundo informações da própria Lufthansa.

Fonte: Associated Press.

(Estadão Conteúdo)


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