23 de dezembro de 2024
Destaque 3

Projeto que libera R$ 351 milhões para hospitais de campanha é enviado à Assembleia

Estrutura do Hospital de Campanha de Águas Lindas. (Foto: Ministério da Infraestrutura)
Estrutura do Hospital de Campanha de Águas Lindas. (Foto: Ministério da Infraestrutura)

O governador Ronaldo Caiado enviou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (29), o projeto de lei que destina R$ 351 milhões para a equipação de nove hospitais de campanha de combate à Covid-19. Os recursos serão utilizados para compra de equipamentos e pagamento de profissionais de saúde.

Os hospitais de campanha serão nas cidades de Itumbiara, Luziânia, Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Goiânia e Porangatu. O projeto, que autoriza a abertura de quatro créditos extraordinários, deve ser votado em caráter de urgência.

Durante live nesta quarta, o governador afirmou também que, nesta quinta-feira (30), participará de videoconferência com representantes do Ministério da Saúde e da Casa Civil para tratar do aparelhamento do Hospital de Campanha de Águas Lindas, que teve suas obras concluídas pelo Ministério da Infraestrutura. O Ministério da Saúde deve assumir e começar a equipá-lo para que a gestão seja entregue ao governo de Goiás.

“Já enviamos ofício para o Ministério da Saúde solicitando a compra de equipamentos. Em paralelo, nós estamos comprando 350 ventiladores, camas e outros materiais. E estamos fazendo uma ata para a compra de mais mil. Hoje, nós temos em torno de 170 leitos de UTI e mais ou menos 800 leitos de enfermaria. Com os hospitais equipados teremos mais mil leitos”, afirmou Ismael Alexandrino.

Central de Orientações

O governador anunciou também, durante a live, uma nova ferramenta de atendimento a pacientes com suspeita da Covid-19. Eles poderão ser atendidos por chat online ou telefone durante o período de isolamento social. O chatbot recebeu o nome de Vitória e a alternativa foi desenvolvida pela Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

“É uma ferramenta do nosso tempo, moderna. Essa Central surgiu no momento da crise e vai ficar como um legado, da mesma forma que hospitais como de Luziânia e Itumbiara, estruturas que estavam fechadas vão fortalecer a regionalização da saúde”, declarou Ismael.

A Central de Orientações (Cori) vai funcionar diariamente das 7h às 19h. No chatbot Vitória ou pelo telefone, 85 profissionais de saúde vão prestar atendimento na plataforma, por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot que está disponível neste link.

Responsável pela parte de tecnologia da nova ferramenta, o titular da Sedi explica que, ao acessar o hotsite, o cidadão tem acesso ao link do chatbot, e deve responder algumas perguntas. “Dependendo das respostas, você vai ser encaminhado a uma outra conversa com um profissional de saúde. Esse atendimento é importante para não expor a pessoa ao risco de sair de casa”, destaca Adriano da Rocha Lima.


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