10 de agosto de 2024
Educação • atualizado em 10/06/2023 às 15:51

Projeto piloto de empresas oferece formação em TI para estudantes da rede pública

Sicoob Engecred e Populos lançam o projeto Geração Coop que vai beneficiar 13 estudantes de Goiânia
O Geração Coop vai beneficiar 13 estudantes com curso de TI. Foto: Divulgação
O Geração Coop vai beneficiar 13 estudantes com curso de TI. Foto: Divulgação

O projeto piloto ‘Geração Coop – conectando você com o futuro’, feito em parceria entre o Sicoob Engecred e a empresa Populos, vai beneficiar 13 estudantes da rede pública com formação em Tecnologia da Informação (TI). A primeira edição da ação foi lançada no último dia 5 de junho.

O curso terá duração de seis meses a um ano. Os primeiros participantes são alunos da rede pública, do Colégio Estadual Dom Fernando I, em Goiânia. O programa, realizado por meio do Instituto Sicoob, reforça o sétimo princípio cooperativista: interesse pela comunidade.

Conforme o diretor-presidente do Sicoob Engecred, Fabrício Modesto Cesar, o nome do projeto já sinaliza o objetivo com a formação dos jovens. “Estamos apoiando a formação de novos profissionais com uma visão de mundo cooperativa, de praticar o bem e valorizar as pessoas. Compartilhar conhecimento e outras oportunidades de desenvolvimento econômico e social faz parte da nossa filosofia de gestão, do nosso jeito de ser, pois acreditamos que ações como essa podem mudar o mundo”, afirma.

Para Rodrigo Escorcio, gerente de TI da instituição, o Geração Coop também surgiu da própria necessidade em relação a demandas da área de tecnologia. “Precisamos de talentos e essa é uma grande oportunidade, porque não estamos falando de um mercado local, estamos falando de um mercado global. Nosso desejo é que os alunos abracem essa chance ofertada por esse projeto que nasceu para transformar vidas”, enfatiza. 

Importância da formação

O gerente de serviços e operações da Populos, Matheus Aguiar, destacou que a formação em TI é de alto custo, demonstrando a importância do curso oferecido gratuitamente aos alunos. “Nós temos um déficit de 500 mil vagas até 2025. Além disso, os cursos de tecnologia são caros. Um treinamento, por exemplo, custa 2,5 mil dólares. Então, desse cenário surgiu a nossa parceria com o Sicoob Engecred”, explica. Segundo ele, foram cerca de dois anos conversando até estruturar todo o projeto.

Além de receber a formação totalmente sem custos, os alunos da Geração Coop ainda vão ganhar notebooks, mochilas, cadernos, além do deslocamento e refeições nos dias das aulas presenciais. As aulas serão no formato híbrido, presenciais e online.

A partir desta semana, os estudantes, que têm entre 15 e 18 anos, receberão treinamentos em TI e poderão aproveitar ao máximo o Populos University, com aulas focadas na infraestrutura do ambiente de TI, abrangendo as soluções dos parceiros da empresa, como Microsoft e Nutanix.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários