Idosos que moram no setor Cidade Vera Cruz e região,em Aparecida de Goiânia, passam a contar com atividades de lazer e entretenimento, por meio do projeto ‘Bora Ser Feliz’. O projeto teve início nesta quarta-feira (16) e será realizado semanalmente, pela diretoria do Centro de Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (CEU das Artes Vera Cruz), com apoio das secretarias de Cultura e Assistência Social do município.
A ação proporciona uma série de atividades recreativas, todas as quartas-feiras, entre às 13h e 17h no CEU das Artes Vera Cruz. O intuito é promover a convivência social entre os idosos da comunidade local, melhorar a autoestima e contribuir com a saúde psicológica da melhor idade. Os beneficiados contarão, gratuitamente, com apresentações de teatros, sessões de filmes, aulas de pilates, alongamento, forró, piquenique, passeios ao zoológico, cinema, entre outros tipos de entretenimento.
De acordo com o idealizador do projeto e diretor do CEU Orlando Alves Carneiro, Washington Arruda, os idosos tiveram que deixar de frequentar o local por conta do isolamento social na pandemia e agora que a vacinação contra a Covid-19 foi ampliada no município e muitos idosos já completaram o seu esquema vacinal, o projeto foi desenvolvido para incentivar esse público a retomar as atividades do espaço.
“Nosso objetivo é trazer os idosos de volta à Praça CEU das Artes, que oferece várias atividades para eles. Então, a gente pensou em um projeto para que eles se sintam mais felizes e voltem a frequentar o espaço. Toda semana teremos uma atividade diferente e todos estão convidados a participar”, pontuou.
O Projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura no fornecimento de conteúdo artístico e cultural. “Tudo aquilo que se relaciona a arte e cultura, a secretaria vai disponibilizar para que esse projeto de fato traga alegria e felicidade para o grupo da melhor idade. […] Precisamos gerar ações que motivam, sobretudo, o público da terceira idade para que tenha mais força de vontade de viver”, salientou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.
No primeiro dia, os participantes contaram com apresentação de teatro com personagens e enredo sobre o envelhecimento. O servidor público aposentado Lázaro Martins de Souza, 66, assistiu à peça acompanhado da esposa e disse que não vai perder nenhuma das atividades oferecidas no projeto. “Achei muito bom! Como vai dar continuação em todas as quartas, eu quero fazer questão de não perder, vou aproveitar em vez de ficar em casa assistindo televisão”, comentou o morador.
As atividades vão atender todos os idosos da região, principalmente os que são assistidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) local que atende, atualmente, cerca de 200 idosos. “Nós estamos abrindo a participação dos nossos usuários do CRAS Vera Cruz nesse projeto pois tem tudo a ver com o programa de políticas públicas voltado aos idosos que nós já executamos dentro das unidades dos CRAS”, explicou o Diretor de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Fabrízio Vesica.