O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), assinou, na manhã desta quinta-feira
(27), o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernização da iluminação pública da cidade, que inclui ruas, praças e parques. O contrato determina a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias de LED, que são mais econômicas, eficientes e têm maior vida útil.
O objetivo é para que as trocas tenham início a partir do dia 10 de março. Segundo Vilela, toda a cidade será beneficiada com a modernização. Aparecida conta, atualmente, com 268 bairros. A execução total do serviço deve ocorrer, conforme o prefeito, dentro do prazo de oito meses. Serão 60 mil pontos de iluminação na rede pública até o Natal de 2025.
“Estamos no século XXI. A modernidade, a tecnologia e os serviços, precisam ser prestados com qualidade para a população e assim será feito”, frisou o gestor, em entrevista coletiva durante o evento. O investimento é de R$ 581 milhões. “Nossa cidade será referência para Goiás e para o Brasil”, celebrou Vilela.
Economia e segurança
A Prefeitura destaca que a economia que será gerada por meio da ação. Segundo o Poder Executivo municipal, na comparação com lâmpadas fluorescentes e incandescentes, as luminárias de LED consomem até 75% menos energia, proporcionando economia superior a 60% nos gastos com eletricidade.
“Vamos colocar iluminação de Led em toda cidade de Aparecida proporcionado mais qualidade de vida e segurança pública para todos os 600 mil habitantes”, assegura Vilela. O prefeito ressalta que o serviço será pago “com a eficiência e a economia” que serão levadas à cidade por meio do processo.
A empresa vencedora da licitação, feita ainda durante o mandato de Gustavo Mendanha, foi o Consórcio Luz Pública, que ficará responsável pela prestação do serviço na cidade. Em entrevista ao Diário de Goiás, Renato Rosset, representante da instituição, salientou, durante solenidade para assinatura do contrato, outros benefícios que serão proporcionados ao município.
“Não vai mais haver luz acesa durante o dia, evitando o desperdício e durante à noite, qualquer ponto que estiver com a luz apagada, a empresa automaticamente vai consertar”, pontuou, ao descrever o serviço de automação, incluído no processo. “É um projeto moderno, que vai colocar todo o serviço de iluminação de Aparecida de Goiânia à frente do Estado”, destacou.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / iluminação pública / Leandro Vilela / Aparecida de Goiânia / Cidades