23 de dezembro de 2024
Cidades

Projeto de lei, do deputado Francisco Jr, sobre hidrocefalia é aprovado em segunda votação

O projeto de lei que institui a política estadual de conscientização, orientação e estímulo à pesquisa sobre a hidrocefalia, no âmbito do Estado de Goiás, apresentado pelo deputado estadual Francisco Júnior (PSD), foi aprovado em segunda votação no plenário na tarde desta quarta-feira (23).

O projeto estabelece instituir um conjunto de ações, em parceria com a sociedade, voltados para a conscientização, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e coibição ao preconceito, em relação às pessoas com hidrocefalia. O texto foi apresentado por Francisco Júnior em março deste ano com o intuito de garantir que as pessoas diagnosticadas com hidrocefalia sejam acompanhadas por uma equipe médica especializada, recebam orientação psicológica e um tratamento médico adequado na rede pública, juntamente com instalações físicas adequadas.

“A hidrocefalia é diagnosticada através do acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana, que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana do cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, ocorrendo o aumento e inchaço do crânio”, explicou Francisco Jr em suas justificativas. Pessoas com hidrocefalia são capazes de viver normalmente, com a ajuda de terapias, de reabilitação e intervenções educativas, com algumas poucas limitações, dependendo do caso. Por isso, o projeto de lei prevê acesso a todos os exames e tratamentos necessários na Rede Pública de Saúde.

De acordo com Francisco Jr, estudos realizados baseado em informações de sistemas de saúde apontam que a incidência de hidrocefalia é de um a três em cada um mil nascimentos, somente para a congênita ou de início precoce. Em 60% dos casos, a doença, ocorre em recém-nascidos e 40% em idosos.


Leia mais sobre: Cidades