06 de janeiro de 2025
Desobstrução das vias • atualizado em 04/01/2025 às 11:18

Projeto 100 dias: Mobilidade de Goiânia estuda medidas para melhorar tráfego na Av. Mangalô

Durante Mutirão na região Noroeste, Sandro Mabel e Tarcísio Abrel examinaram alternativas para melhorar o fluxo no trânsito, como a proibição do estacionamento de um dos lados da via
Sandro Mabel detalhou o projeto dos 100 dias na Mobilidade no primeiro Mutirão da Prefeitura de seu mandato. Foto: Alex Malheiros
Sandro Mabel detalhou o projeto dos 100 dias na Mobilidade no primeiro Mutirão da Prefeitura de seu mandato. Foto: Alex Malheiros

O Projeto de 100 dias de melhorias iniciais, previsto pelo prefeito Sandro Mabel (UB) como medidas emergenciais para colocar Goiânia em ordem, prevê mudanças na mobilidade da capital. Durante o Mutirão na região Noroeste, o prefeito de Goiânia esteve na Avenida Mangalô, uma das principais vias da região, a qual ele pretende implementar mudanças para melhorar o tráfego.

Junto ao secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abrel, Mabel examinou alternativas para melhorar o fluxo no trânsito, como a proibição do estacionamento de um dos lados da Avenida Mangalô. “A Mangalô faz parte do nosso plano dos 100 dias de mobilidade. Ela vai ser um dos eixos que nós vamos trabalhar. Nós estamos medindo como poderia estacionar esses carros. Não tem sentido estacionamento duplo numa via dessa”, observou o prefeito.

Projeto de Mobilidade

Ao Diário de Goiás, Tarcísio explicou que dez principais avenidas de Goiânia farão parte do projeto dos 100 dias, que prevê a desobstrução de vias arteriais da capital. “A Mangalô vai fazer parte desse projeto, desse programa de desobstrução. Nós estamos buscando alternativas aqui para a Avenida, de estacionamento, mudança, para poder ter mais espaço para essa circulação e fazer uma circulação melhor”, pontuou.

Entre as alternativas apontadas inicialmente na vistoria, Tarcísio detalhou a proibição do estacionamento em um dos lados da avenida. “Colocar o estacionamento só de um lado da via, deixar o outro livre para poder circular e utilizar um pouco da calçada, a calçada aqui é muito larga, a calçada é grande. Buscar uma alternativa para poder melhorar o fluxo de veículos aqui”, anunciou o secretário.

De acordo com Tarcísio, as vistorias da equipe fazem parte do plano inicial para o programa. “Faz parte do estudo, nós estamos trabalhando nisso. Vamos apresentar para o prefeito dentro de 100 dias, para poder aplicar e mudar aqui o trânsito da cidade”, informou.

Motociclistas no corredor de ônibus

Além da desobstrução das principais vias de Goiânia, o projeto de mobilidade prevê também o cumprimento de alternativas apresentadas por Mabel desde a campanha eleitoral. Uma delas é a liberação dos corredores exclusivos de ônibus para utilização de motociclistas, a partir da próxima segunda-feira (6).

Na próxima semana, serão liberados os corredores das avenidas T-63, T-7, T-9, Avenida Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand, com algumas regras e ressalvas. Mabel destacou que os corredores da Eixo Anhanguera e do BRT continuarão excluvisos para o transporte coletivo, com acesso proibido aos motociclistas.

Para assegurar a segurança de todos os usuários, a nova medida estabelece regras rigorosas: proibição do embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores de ônibus e entrada nos corredores permitida somente em faixas seccionadas ou cruzamentos.


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