Goiânia completa 83 anos na próxima segunda, dia 24 de outubro. Para quem não vai viajar, uma das alternativas para aproveitar o feriado é a visita a museus pela capital. Vários deles estão concentrados na Praça Cívica. Nos ambientes é possível estar em contato com diversas obras que nos ajudam a entender melhor, a origem da cidade.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) promove uma programação especial que abrange audição de discos de vinil, exibição de filmes e visita mediada a museus que contam um pouco da história da capital de Goiás.
Confira
– Visita mediada à exposição Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Através da Imagem
São mais de quarenta imagens da Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), no período de 1930 a 1980, registradas por fotógrafos pioneiros como Alois Feichtenberger, Sílvio Berto, Antônio Pereira da Silva, Hélio de Oliveira e Eduardo Bilemjian. A exposição abrange temáticas como paisagismo, aspectos socioculturais, religiosos e importantes manifestações políticas ocorridas na praça. A ideia é fazer com que a comunidade perceba a praça não somente como um local de passagem mas, também, de lazer, entretenimento e de riqueza histórica.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás (Praça Cívica)
Quando: 17 a 21/10 e 26 a 28/10
Horário: das 9h às 17h30
Agendamentos: (62) 3201-4625 | [email protected]
– Audição de discos de vinil
A curadoria priorizou para esta audição discos de artistas que residem ou residiram em Goiânia ou que vieram até a cidade para gravar seus discos. Entre os artistas selecionados destacam-se: Marcelo Barra; Belkiss Spenzieri, Eli Camargo, Maria Eugênia, Odair José, Lucas Faria, Ângelo Máximo, Os Cancioneiros de Goiás, Irmãs Freitas, além de Boiadeiro, Presidente e Paraúna.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás (Praça Cívica)
Quando: 17 a 21/10 e 26 a 28/10
Horário: das 9h às 12h
Agendamentos: (62) 3201-4625 | [email protected]
– Exibição de vídeos
Serão exibidos filmes sobre a poluição visual de Goiânia, o Césio 137, documentário com imagens da capital no período de sua construção, sobre os museus goianos Zoroastro Artiaga e Museu de Arte de Goiânia, além do Museu Pedro Ludovico Teixeira. Este narra a trajetória do fundador de Goiânia e de sua esposa, Gercina Borges. O vídeo mostra os vínculos da família com a residência do casal, oferendo ao espectador um olhar sobre a casa repleta de histórias que foram importantes para nossa região.
Filmes selecionados
– Além dos Outdoors. Direção: Caio Henrique Salgado. Paulo Henrique dos Santos. Duração: 16’30”. 2006.
– O Pesadelo é Azul. Documentário. Direção: Ângelo Lima. 2008.
– Goiânia, Goiânia. Direção: Tânia Mendonça. Duração: 14’. 1997.
– Subpapéis. Direção: Luiz Eduardo Jorge. Duração: 18’. 2007.
– Sons do Centro: um passeio pela paisagem sonora do centro da cidade de Goiânia. Direção: Thiago Camargo. Lígia Benevides. Duração: 11’.
– Série Museu Vivo. Museu Zoroastro Artiaga|Museu de Arte de Goiânia. Direção: Ângelo Lima.
– Museu Pedro Ludovico Teixeira. Direção: Wilmar Ferraz.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Goiás (Praça Cívica)
Quando: 17 a 21/10 e 26 a 28/10
Horário: das 14h às 17h
Agendamentos: (62) 3201-4625 | [email protected]
Visita Mediada ao Museu
O museu foi criado em 1987, em homenagem ao fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. Trata-se da antiga casa da sua família, construída em 1934, em estilo art déco. O visitante terá acesso à exposição permanente do acervo, distribuído nas salas de jantar, escritório, quartos, cozinha e demais cômodos da casa. Estão expostos objetos de porcelana, pratarias, cristais e objetos pessoais de Pedro Ludovico, sua esposa Gercina Borges e de seus filhos.
Onde: Museu Pedro Ludovico Teixeira (Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133, Centro)
Quando: 23 a 29/10
Horário: das 9h às 17h
Agendamentos: (62) 3201-4678
Leia mais sobre: Cidades